Biodiesel

Agricultura familiar fortalece produção de matéria prima para biodiesel no Tocantins

Com a contribuição dos agricultores familiares, a produção tocantinense do biodiesel tende ao crescimento nos próximos anos


Publicado em: 26/03/2012 às 16:10hs

Agricultura familiar fortalece produção de matéria prima para biodiesel no Tocantins

Esta foi à afirmação do secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, na abertura do 2º Dia de Campo da Agricultura Familiar na Cadeia Produtiva do Biodisel, realizado nesta sexta-feira, 23, na Fazenda JK, município de Santa Rosa, região Sudeste do Estado.

“Eventos como esse são importante para discutirmos os problemas e difundirmos informações sobre a nossa produção”, afirmou Ruiter Padua, ao falar sobre a realização do Dia de Campo. Segundo o secretário, o atual Governo tem uma atenção especial com o agricultor familiar e por isso foi criada a Superintendência dos Assentamentos na estrutura da Secretaria da Agricultura.

“Nós, enquanto Governo, queremos ser parceiros dos pequenos produtores e por isso queremos investir nos projetos que viabilizem as atividades econômicas no Campo, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessa população”, assegurou Ruiter.

Só em Santa Rosa, existem mais de 200 propriedades de agricultores familiares, e em todo Tocantins são mais de 42 mil famílias.

Presente no Dia de Campo em Santa Rosa, o superintendente de Produção de Energias Limpas, Olímpio Mascarenhas, fez uma palestra sobre “Produção de Oleaginosas pela Agricultura Familiar”. Na ocasião, o superintendente destacou que a produção de soja, amendoim, dentre outras oleaginosas, pode ser uma importante fonte de renda para os pequenos agricultores. “O Governo pensa em sustentabilidade e geração de renda para o agricultor familiar quando incentiva a produção de oleaginosas”, avaliou Olímpio.

Também apresentou palestra no Dia de Campo, o pesquisador da Embrapa Leonardo Campos, que falou sobre o cultivo de soja em pequenas propriedades (potenciais e limitações). O engenheiro agrônomo da Seagro Marcus André Ribeiro falou sobre “Manejo do Solo na Cultura da Soja”. Os representantes da Biotins - Companhia Produtora de Biodiesel do Tocantins, Fernando Moreira e Wilian Assunção, fizeram palestras sobre cultura da soja na agricultura familiar e o contexto agroenergético do Estado.

Também participaram do 2º Dia de Campo da Agricultura Familiar, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Tocantins, Augustinho de Oliveira; o prefeito de Santa Rosa, Domingo Ferreira; o ex-subsecretário de Energias Limpas Ailton Parente; além dos técnicos do Ruraltins e agricultores familiares da região. O anfitrião do evento foi o pequeno produtor Jorge Kush, que produz soja numa área de 90 hectares.
 
Produção de Oleaginosas 

Através de uma parceria entre Governo e empresas produtoras de bicombustíveis, foi implantado um projeto para incentivar agricultores familiares de municípios das regiões Central e Sudeste do Estado a produzirem oleaginosas, que serão utilizadas na produção do biodiesel. Em 2012, que é o segundo ano de produção, pequenos agricultores plantaram cerca de seis mil hectares de oleaginosas (soja e amendoim), que serão destinados à produção de biodiesel.

Atualmente, o projeto incentiva a produção de oleaginosas nas pequenas propriedades dos municípios de Santa Rosa, São Valério, Silvanópolis e de Monte do Carmo. Contudo, segundo informou a coordenadora da Biodiesel, Patrícia Ramos, o intuito é expandir o projeto para outras localidades do Estado.
 
Selo Combustível Social 

De acordo com informações da Coordenação de Biodisel da Seagro, as empresas produtoras de biodiesel precisam comprar no mínimo 20% de matéria-prima da agricultura familiar para possuir o Selo de Combustível Social. Esse selo faz parte de um conjunto de medidas do Governo Federal, visando estimular a inclusão social do pequeno agricultor nessa importante cadeia produtiva.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro/TO

◄ Leia outras notícias