Biodiesel

ABIOVE publica dados sobre produção e entrega de biodiesel

A ABIOVE oferece este novo serviço para incentivar o uso e a disseminação das estatísticas do setor de biodiesel e para ajudar os executivos envolvidos com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) no processo de tomada de decisão


Publicado em: 28/02/2013 às 14:30hs

ABIOVE publica dados sobre produção e entrega de biodiesel

A ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais publica em seu site, a partir de hoje, dados sobre produção e entrega de biodiesel, uso de matérias-primas, vendas de diesel B e preços praticados pelos agentes vinculados ao setor. Para conferir as novas informações, clique aqui.

A ABIOVE oferece este novo serviço para incentivar o uso e a disseminação das estatísticas do setor de biodiesel e para ajudar os executivos envolvidos com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) no processo de tomada de decisão.

Volume produzido e vendas - Nesta primeira edição, verifica-se que a produção, em 2012, superou em 46.000 m³ o volume de 2011. O Centro-Oeste foi a principal região produtora, seguida das regiões Sul e Sudeste.

Com base nos dados acumulados até novembro de 2012, percebe-se que as vendas de diesel B pelas distribuidoras superaram em 7,1% a quantidade comercializada em 2011. Mantido o ritmo, estima-se que o valor final, em 2012, aproxime-se dos 56 milhões de m³.

O balanço de matérias-primas utilizadas para a fabricação de biodiesel indica que o óleo de soja deverá representar cerca de 76% do total produzido, seguido de sebo bovino (17%) e de óleo de algodão (4%). Essas informações também abrangem o período de janeiro a novembro de 2012.

Preços - As estatísticas de preços indicam que, em 2012, o valor médio recebido pelas usinas pelo metro cúbico de biodiesel foi de aproximadamente R$ 2.384,20. A base de referência são os leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Outros preços do diesel mineral também encontram-se à disposição nas planilhas publicadas.

As principais fontes consultadas para a atualização das estatísticas são a ANP, o Ministério de Minas e Energia (MME), o Banco Central do Brasil (BACEN) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

As estatísticas serão atualizadas mensalmente e publicadas sempre na última semana do mês. A ABIOVE também divulgará um Relatório de Análises periodicamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABIOVE

◄ Leia outras notícias