Publicado em: 09/01/2023 às 08:00hs
Daniel Amaral: Economista chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove)
Por: Petronotícias
A entrevista desta sexta-feira (6) do Projeto Perspectivas 2023 ouve o economista chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Amaral, que explicou que o segmento de biodiesel foi fortemente impactado em 2022 – já que a mistura desse biocombustível ao diesel comercial ficou fixada em 10% (B10) durante todo o ano. Por isso, o especialista sugere a implementação da mistura obrigatória de 14% de biodiesel ao diesel fóssil (B14) a partir de janeiro e do B15 (15%) a partir de março. “Além dos prejuízos econômicos para a cadeia produtiva, essa manutenção da mistura em 10% inibe a geração de empregos, enfraquece a agricultura familiar, traz instabilidade aos negócios, dificulta investimentos, aumenta a poluição e consequentemente a piora da saúde da população”, avaliou.
O setor do biodiesel enfrentou grandes desafios e foi fortemente impactado em 2022. A mistura de biodiesel ao diesel comercial ficou fixada em 10% (B10) durante todo o ano. Se o cronograma do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE fosse seguido, teríamos o B14 desde março de 2022 até fevereiro de 2023, e B15 a partir de março de 2023.
De acordo com estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), esse não cumprimento da legislação impactou diretamente o setor, que apresenta hoje uma ociosidade acima de 50%. Em 2022, a produção de biodiesel será de cerca de 6,4 bilhões de litros, porém, este volume poderia ter sido de 9,6 bilhões. Ou seja, 3,2 bilhões de litros deixaram de ser produzidos, redução de 33%.
Além dos prejuízos econômicos para a cadeia produtiva, essa manutenção da mistura em 10% inibe a geração de empregos, enfraquece a agricultura familiar, traz instabilidade aos negócios, dificulta investimentos, aumenta a poluição e consequentemente a piora da saúde da população – vale lembrar que a utilização de biodiesel na matriz de transportes reduz as emissões de gases de efeito estufa, em comparação ao diesel fóssil, em até 94%. Outro ponto preocupante é com a inflação gerada principalmente pela importação de combustível fóssil. Tem ainda o impacto direto na oferta de alimentos no Brasil, já que o aumento da produção de biodiesel proporciona crescimento do farelo de soja, proteína essencial nas rações animais.
O setor tem algumas expectativas para este novo ano. As principais são:
A sugestão da ABIOVE é que o novo governo tenha um olhar estratégico para o setor. Valorize os biocombustíveis em geral e retome o cronograma do CNPE, respeitando os aumentos graduais da mistura de biodiesel. Os benefícios socioeconômicos e ambientais serão enormes e, havendo previsibilidade, o setor estará preparado para atendê-los, pois a capacidade instalada da indústria já dá conta de substituir até 18% do diesel fóssil com biodiesel, um combustível brasileiro, limpo, renovável e que atende as mais exigentes especificações de qualidade. Nesse sentido, com a safra de soja 2022/23 avançando, a definição do mandato em 14% (B14) para janeiro e fevereiro de 2023 e em 15% (B15) a partir de março será decisiva na realização desse círculo virtuoso. É hora de investir no biodiesel.
Fonte: Petronotícias
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