Publicado em: 31/01/2025 às 10:45hs
O principal índice acionário da Europa atingiu um novo recorde nesta sexta-feira, impulsionado pelo desempenho positivo das ações dos setores de tecnologia e saúde. Resultados robustos de grandes empresas, como a Novartis, ajudaram a mitigar preocupações sobre uma recuperação econômica mais lenta na zona do euro.
O índice STOXX 600 registrava alta de 0,37%, alcançando 540,82 pontos, depois de ter fechado na máxima histórica na quinta-feira. O movimento ocorreu após o Banco Central Europeu (BCE) reduzir a taxa de juros e adotar um tom "dovish" em relação às perspectivas futuras de política monetária.
As ações do setor de tecnologia registravam avanço de 1,6%, impulsionadas por um salto de 7,6% na Hexagon, que surpreendeu o mercado ao apresentar um aumento significativo no lucro operacional do quarto trimestre. A fabricante de equipamentos para chips ASML também contribuiu para o desempenho positivo do setor, com alta de 3%, mantendo a tendência favorável após divulgar resultados sólidos na quarta-feira.
O setor de saúde também apresentou crescimento de 1%, com destaque para a Novo Nordisk, que registrou avanço de 1,4%. A Novartis subiu 3,4% após divulgar um lucro líquido ajustado trimestral acima das expectativas, impulsionado pelas fortes vendas dos medicamentos Entresto e Kesimpta.
O STOXX 600 caminha para sua quarta sessão consecutiva de ganhos recordes e registra a sexta semana seguida de valorização, a mais longa sequência desde março de 2024. O índice também conseguiu superar as perdas de segunda-feira, causadas pelo lançamento do modelo de inteligência artificial de baixo custo da startup chinesa DeepSeek, que gerou incertezas sobre a valorização das ações do setor de IA.
Na quinta-feira, o BCE reduziu as taxas de juros e sinalizou um novo corte em março, refletindo a preocupação com o fraco crescimento econômico, que superou os temores de inflação persistente. Dados divulgados na mesma data apontaram estagnação na economia da zona do euro no último trimestre, reforçando a incerteza sobre a velocidade da recuperação econômica.
Nos principais mercados europeus, os índices operavam em alta:
A sequência de recordes do STOXX 600 reflete o otimismo dos investidores, sustentado pelo desempenho positivo dos setores de tecnologia e saúde, mesmo em meio às incertezas sobre o crescimento econômico da região.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias