Mercado Financeiro

Soja apresenta leve alta na Bolsa de Chicago em semana decisiva para o mercado

Expectativa cresce para novos dados do USDA e monitoramento climático no Brasil e EUA


Publicado em: 09/09/2024 às 10:50hs

Soja apresenta leve alta na Bolsa de Chicago em semana decisiva para o mercado

Os preços da soja começaram a semana em leve alta na Bolsa de Chicago. Por volta das 6h20 (horário de Brasília), as cotações variavam de forma moderada, recuando entre 3 e 4 pontos nos principais contratos. O vencimento de novembro estava cotado a US$ 10,08 por bushel, enquanto o contrato de março atingia US$ 10,41 nesta segunda-feira (9).

O mercado opera com certa cautela, em razão dos importantes relatórios que serão divulgados ao longo dos próximos dias. Entre as informações mais aguardadas está a atualização das condições das lavouras norte-americanas, prevista para as 17h (horário de Brasília), após o fechamento do mercado. Além disso, o novo boletim de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) será publicado no dia 12 de setembro, trazendo projeções que podem influenciar diretamente as negociações.

Outro fator de atenção para os operadores é o monitoramento das condições climáticas, tanto nos campos do Corn Belt, nos Estados Unidos, quanto no Brasil. Nos EUA, a colheita está prestes a começar, enquanto no Brasil, o plantio da nova safra se aproxima. No entanto, as previsões de clima seco e altas temperaturas podem atrasar o início da semeadura em solo brasileiro.

O mercado de soja também se beneficia das altas no preço do óleo, que subiu mais de 1% nesta segunda-feira, após uma recuperação da queda acentuada na última sexta-feira. A retração anterior foi provocada pela interrupção nas relações comerciais entre China e Canadá, que impactou especialmente o óleo de canola.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias