Publicado em: 02/04/2025 às 09:58hs
Os principais índices acionários da China e de Hong Kong encerraram o pregão desta quarta-feira praticamente estáveis, enquanto os investidores aguardavam detalhes sobre as novas tarifas que os Estados Unidos devem impor a seus parceiros comerciais. A expectativa gira em torno do anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, previsto para o final do dia.
O índice CSI 300 recuou 0,08%, enquanto o índice SSEC, da Bolsa de Xangai, registrou leve alta de 0,05%. Já o Hang Seng, referência em Hong Kong, teve uma queda marginal de 0,02%.
Na terça-feira, a Casa Branca confirmou que Trump imporá novas tarifas a partir de 2 de abril, sem especificar, no entanto, a abrangência e os detalhes das medidas. O mercado segue atento à possibilidade de uma escalada na guerra comercial global, que tem preocupado investidores e analistas. O anúncio oficial está previsto para esta quarta-feira, às 17h (horário de Brasília).
Desde que assumiu a presidência em janeiro, Trump já impôs tarifas de 20% sobre importações chinesas. Em resposta, a China adotou medidas retaliatórias contra algumas tarifas dos EUA em março.
"O impacto dependerá muito do tom adotado por Trump. Se ele indicar abertura para negociações, o mercado pode reagir positivamente. No entanto, se houver reforço nos confrontos, a aversão ao risco aumentará", analisou Philip Wee, estrategista sênior de câmbio do DBS.
Segundo ele, caso as tarifas norte-americanas sejam amplas e agressivas, o mercado pode enfrentar uma nova onda de volatilidade, principalmente se China e União Europeia responderem com medidas de retaliação imediatas.
No setor financeiro chinês, houve um avanço de 0,7%, liderando os ganhos do dia. Já as principais empresas de tecnologia negociadas em Hong Kong registraram valorização de 0,4%.
O mercado segue atento aos desdobramentos do cenário comercial global, especialmente às medidas que poderão ser adotadas por China e União Europeia em resposta às novas tarifas norte-americanas.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias