Publicado em: 20/01/2025 às 10:20hs
Os mercados acionários da China e de Hong Kong encerraram a segunda-feira em alta, impulsionados pelo alívio nas tensões entre Estados Unidos e China após um telefonema entre o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.
O índice Xangai avançou 0,08%, enquanto o CSI300, que agrupa as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,45%. Em Hong Kong, o Hang Seng teve alta significativa de 1,75%.
O setor de tecnologia liderou os ganhos fora do continente chinês. A Meituan, plataforma de entrega de alimentos, saltou 6,8%, enquanto a gigante do e-commerce Alibaba registrou valorização de 6,1%.
O otimismo foi alimentado pela conversa telefônica entre Trump e Xi na última sexta-feira. Os dois líderes discutiram temas como o aplicativo TikTok, comércio bilateral e questões relacionadas a Taiwan. Apesar das promessas de Trump, que incluem novas tarifas que podem aumentar as tensões comerciais, a manutenção do diálogo entre os países foi bem recebida pelos mercados.
“Isso é um sinal positivo, pelo menos eles continuam em diálogo”, afirmou Jason Chan, estrategista sênior do Bank of East Asia. “Após a vitória de Trump, o mercado já precificou muitos riscos. Agora há espaço para uma leve recuperação do sentimento, após o pessimismo inicial.”
Contudo, investidores permanecem cautelosos diante de possíveis aumentos na volatilidade, já que Trump deve anunciar uma série de decretos, incluindo medidas relacionadas a segurança, tarifas e imigração.
A semana promete atenção redobrada dos investidores, à medida que as medidas do novo governo dos Estados Unidos devem continuar influenciando o humor dos mercados globais.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias