Publicado em: 26/02/2025 às 10:28hs
Os mercados acionários da China e de Hong Kong registraram forte alta nesta quarta-feira (26), impulsionados pelo avanço do setor de tecnologia, que ganhou novo fôlego com o desenvolvimento de inteligência artificial (IA), e pelo otimismo no mercado financeiro diante da possível fusão entre China International Capital Corp (CICC) e China Galaxy Securities.
No fechamento, o índice de Xangai subiu 1,02%, aproximando-se da máxima desde dezembro de 2024, enquanto o CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,87%. Em Hong Kong, o Hang Seng teve um salto de 3,27%, interrompendo dois dias de perdas consecutivas.
O setor de tecnologia liderou os ganhos, com destaque para o Alibaba, que valorizou 4,8% após anunciar que tornará público seu modelo de IA para geração de vídeos e imagens. A Meituan teve alta de 9,8%, enquanto a JD.com avançou 8,5%. Esse movimento seguiu um anúncio semelhante da startup DeepSeek, que está acelerando o lançamento de seu modelo de IA de próxima geração, o R2.
“O otimismo com a IA ainda sustenta a reavaliação do setor de tecnologia na China. Esse movimento deve continuar após um período de consolidação”, afirmou Kenny Ng, estrategista da Everbright Securities International.
No setor financeiro, as ações das corretoras chinesas dispararam após a notícia de que a CICC e a Galaxy Securities estão em processo de fusão, criando a terceira maior corretora do país. Os papéis das duas empresas saltaram quase 20% em Hong Kong, enquanto suas ações listadas em Xangai atingiram o limite diário de alta de 10%. O subíndice financeiro avançou 1,3%, impulsionado ainda pela elevação das metas de preço dos bancos chineses pelo Morgan Stanley.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias