Mercado Financeiro

Mercado financeiro dos EUA recua à espera de relatório de emprego de agosto

Investidores aguardam decisão do Fed sobre corte de juros com base nos dados do mercado de trabalho


Publicado em: 06/09/2024 às 11:05hs

Mercado financeiro dos EUA recua à espera de relatório de emprego de agosto

Os futuros dos principais índices de Wall Street operavam em queda nesta sexta-feira, em meio à expectativa pela divulgação do relatório de emprego de agosto nos Estados Unidos. O documento é considerado crucial para orientar a decisão do Federal Reserve (Fed) sobre o tamanho do corte na taxa de juros, a ser discutido na próxima reunião do banco central ainda este mês.

O relatório de agosto, previsto para ser divulgado às 9h30 (horário de Brasília), será o último grande indicador sobre o mercado de trabalho antes da reunião de setembro do Fed. Segundo projeções de analistas, o documento deverá apontar a criação de 160 mil novos postos de trabalho, em comparação aos 114 mil registrados em julho. Espera-se ainda que a taxa de desemprego apresente leve redução, caindo para 4,2% em agosto, contra 4,3% no mês anterior.

"A grande questão, claro, é como o Fed vai reagir após os dados de hoje sobre o mercado de trabalho... Um corte de 50 pontos-base poderia ser interpretado como uma admissão implícita de que o Fed está atrasado em suas ações", avaliou Teeuwe Mevissen, estrategista macro sênior do Rabobank.

Nos últimos meses, o mercado de trabalho tem sido observado de perto. Um aumento inesperado na taxa de desemprego anteriormente gerou temores de recessão em agosto, o que resultou em uma queda superior a 10% no Nasdaq, levando o índice ao território de correção. Os mercados globais também registraram grandes perdas.

Atualmente, as chances de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros em setembro são de 57%, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME. Já as apostas para uma redução mais agressiva, de 50 pontos-base, subiram para 43%, contra os 30% registrados na semana anterior.

Os investidores também estão atentos às declarações de dois membros importantes do Federal Reserve: John Williams, presidente do Fed de Nova York, e Christopher Waller, diretor do banco central. Ambos farão discursos nesta sexta-feira, que podem fornecer mais pistas sobre a política monetária do Fed diante dos dados recentes.

No mercado futuro, o S&P 500 recuava 0,62%, enquanto o Nasdaq 100 registrava queda de 1,13%. O Dow Jones, por sua vez, caía 0,33%. Na quinta-feira, tanto o S&P 500 quanto o Dow Jones atingiram suas mínimas em mais de três semanas, após a divulgação de indicadores econômicos mistos, que aumentaram as incertezas sobre o ritmo do afrouxamento monetário.

O S&P 500 caminha para encerrar a semana com uma queda superior a 2%, configurando seu recuo mais acentuado em quase cinco meses, impactado principalmente por uma retração de cerca de 5% nas ações de tecnologia.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias