Mercado Financeiro

IGP-M acelera além das projeções e sobe 1,06% em fevereiro

Índice registra maior avanço desde agosto de 2023, impulsionado por alta nos preços de ovos, café e energia elétrica


Publicado em: 27/02/2025 às 10:23hs

IGP-M acelera além das projeções e sobe 1,06% em fevereiro

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou alta de 1,06% em fevereiro, superando ligeiramente as projeções do mercado, que apontavam para um avanço de 1,03%, conforme levantamento da Reuters. O resultado representa uma forte aceleração em relação ao crescimento de 0,27% observado em janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com esse desempenho, o índice acumula alta de 8,44% nos últimos 12 meses.

Segundo Matheus Dias, economista do FGV IBRE, o aumento foi impulsionado principalmente pela escalada dos preços de ovos e café, reflexo da forte elevação das temperaturas, que comprometeu a produtividade e restringiu a oferta. "Nos preços ao consumidor, a gasolina e as tarifas de energia elétrica também tiveram impacto significativo, devido ao reajuste do ICMS e à retirada do bônus de Itaipu", destacou o especialista.

IPA registra forte aceleração com destaque para ovos e café

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% da composição do IGP-M e mede a variação de preços no atacado, teve avanço expressivo de 1,17% em fevereiro, bem acima da alta de 0,24% no mês anterior. Dentro desse índice, o segmento de Matérias-Primas Brutas se destacou ao registrar elevação de 1,75%, revertendo a queda de 0,75% observada em janeiro.

Os principais responsáveis pelo avanço do IPA foram os ovos, que tiveram alta de 21,60% em fevereiro (ante 3,50% em janeiro), seguidos pelo café em grão, que subiu 13,04% no mês (após variação de 10,45% no mês anterior), e pelo café torrado e moído, com alta de 13,62% (contra 12,00% em janeiro).

IPC sobe 0,91%, puxado por energia elétrica

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-M, também apresentou aceleração, registrando alta de 0,91% em fevereiro, após avançar apenas 0,14% em janeiro. O aumento foi impulsionado por cinco das oito categorias que compõem o índice, com destaque para o grupo Habitação, que passou de uma queda de 1,65% em janeiro para uma alta de 1,49% em fevereiro. Dentro desse grupo, a tarifa de eletricidade residencial subiu 5,52% no mês, revertendo a forte queda de 9,81% registrada no mês anterior.

INCC desacelera e avança 0,51%

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou desaceleração, passando de uma alta de 0,71% em janeiro para 0,51% em fevereiro.

O IGP-M é um indicador de inflação calculado com base nos preços ao produtor, ao consumidor e na construção civil, considerando a variação entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias