Publicado em: 18/03/2025 às 10:20hs
As ações negociadas na Bolsa de Hong Kong atingiram, nesta terça-feira, o nível mais alto dos últimos três anos, impulsionadas pelo forte desempenho do setor de tecnologia. O otimismo dos investidores foi reforçado por novos estímulos econômicos na China e pela melhora nos indicadores macroeconômicos do país.
O índice Hang Seng avançou 2,46%, alcançando sua maior marca desde fevereiro de 2022, enquanto o Hang Seng Tech, que concentra empresas de tecnologia, teve alta expressiva de 4%.
Entre os destaques do dia, o Baidu disparou 12,2%, atingindo seu maior valor desde outubro, à medida que investidores seguiram comprando suas ações após o lançamento de dois novos modelos de inteligência artificial. O Alibaba valorizou-se 5,8% e a Tencent registrou alta de 3,2%.
O índice Hang Seng acumula um avanço superior a 23% neste ano, tornando-se o principal destaque entre os grandes mercados globais. O desempenho reflete a crescente percepção de investidores de que os mercados asiáticos podem oferecer refúgio diante do cenário econômico dos Estados Unidos.
A recuperação do consumo e os incentivos para impulsionar os gastos domésticos ajudaram a amenizar preocupações sobre os fundamentos econômicos da China, mesmo com a persistência de riscos relacionados às tarifas impostas pelos EUA.
"Acreditamos que há mais espaço para uma reavaliação e até mesmo um prêmio para os mercados emergentes poderia ser justificado", avaliaram analistas do HSBC em relatório.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias