Internacional

STOXX 600 se mantém próximo à estabilidade com foco nos dados econômicos da zona do euro

Índice europeu registra leve queda após dados positivos sobre a atividade empresarial, enquanto investidores aguardam novas direções sobre tarifas dos EUA


Publicado em: 24/03/2025 às 10:55hs

STOXX 600 se mantém próximo à estabilidade com foco nos dados econômicos da zona do euro

O principal índice acionário europeu, o STOXX 600, flutuava perto da estabilidade nesta segunda-feira, após uma leve alta no início do pregão. Isso ocorreu após a divulgação de dados que indicam um crescimento robusto da atividade empresarial na zona do euro, o maior em sete meses, em março. No entanto, os investidores continuam atentos a novas informações sobre as tarifas comerciais dos Estados Unidos.

O STOXX 600 recuava 0,01%, alcançando 549,62 pontos, logo após os dados revelarem um aumento na produção industrial da Alemanha, o primeiro em quase dois anos. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar da zona do euro, compilado pela HCOB e S&P Global, subiu para 50,4 neste mês, em comparação com 50,2 registrado em fevereiro, o maior valor desde agosto do ano passado.

Na semana passada, o índice europeu teve um desempenho positivo, após duas quedas semanais consecutivas, impulsionado pela aprovação do Parlamento alemão para um substancial aumento nos empréstimos estatais, com o objetivo de estimular o crescimento da maior economia da região. No entanto, o Deutsche Bank ressaltou que ainda há incerteza sobre se a Alemanha utilizará esses recursos para realizar as reformas necessárias ou se o crescimento econômico mais forte diminuirá a urgência dessa agenda, tornando as reformas mais difíceis politicamente.

O estímulo fiscal da Alemanha, combinado com a guerra comercial liderada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, tem levado economistas a revisar para baixo as previsões de crescimento para os Estados Unidos, tornando as ações europeias mais atraentes para os investidores. Até o momento, o STOXX 600 acumula uma valorização de 8,3% no ano, enquanto o S&P 500 recuou 3,6% no mesmo período.

Entre os setores, as ações de mineração lideravam os ganhos, com alta de 1,9%, impulsionadas pelos preços mais elevados do cobre. Os investidores aguardam, ainda, os detalhes da promessa de Trump de anunciar novas tarifas recíprocas para os parceiros comerciais dos EUA, com previsão para 2 de abril.

Nos principais mercados europeus, o índice Financial Times de Londres registrava uma queda de 0,01%, aos 8.645 pontos, enquanto o DAX de Frankfurt subia 0,18%, atingindo 22.933 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 apresentava uma leve perda de 0,11%, indo a 8.034 pontos. Já o índice Ftse/Mib de Milão avançava 0,14%, para 39.089 pontos, enquanto o Ibex-35 de Madri registrava uma alta de 0,41%, atingindo 1.405 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 valorizava-se 0,16%, aos 6.808 pontos.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias