Internacional

Mercados em Hong Kong sobem com novas medidas; ações chinesas recuam

Decisão da China em promover Hong Kong como centro financeiro global impulsiona ações locais, enquanto ações chinesas refletem um cenário mais cauteloso


Publicado em: 22/04/2024 às 10:26hs

Mercados em Hong Kong sobem com novas medidas; ações chinesas recuam

Os mercados acionários em Hong Kong tiveram um salto nesta segunda-feira, impulsionados pela decisão do órgão regulador chinês de reforçar o papel da cidade como um importante centro financeiro global. Por outro lado, as ações chinesas registraram queda, refletindo uma postura mais cautelosa dos investidores.

A China anunciou na última sexta-feira que facilitará a listagem de grandes empresas chinesas em Hong Kong e ampliará o esquema de investimento transfronteiriço conhecido como Stock Connect. A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CRVM) afirmou que o investimento entre a China continental e Hong Kong será ampliado para incluir fundos de investimento imobiliário, além de ações denominadas em iuan listadas em Hong Kong. Além disso, a barreira será reduzida para fundos negociados em bolsa, no âmbito do Stock Connect.

Enquanto isso, as ações asiáticas recuperaram algumas das perdas recentes, com investidores demonstrando menor preocupação com um conflito mais amplo no Oriente Médio. Esse alívio ajudou a elevar o rendimento de títulos e impulsionou o apetite por ativos mais arriscados.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,77%, encerrando o dia com 16.511 pontos. O subíndice que acompanha ações de tecnologia teve um expressivo aumento de 3,77%, enquanto o setor financeiro registrou alta de 1,64%. O setor imobiliário também apresentou bom desempenho, com crescimento de 1,56%.

No entanto, as ações chinesas não seguiram a mesma tendência. O índice de Xangai caiu 0,67%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em baixa de 0,3%.

Em outras partes da Ásia, houve movimentos mistos. Em Tóquio, o índice Nikkei teve um avanço de 1,00%, enquanto em Seul, o índice KOSPI valorizou-se 1,45%. Taiwan registrou um recuo no índice TAIEX, que caiu 0,59%.

Já em Cingapura, o índice STRAITS TIMES subiu 1,53%, e em Sydney, o índice S&P/ASX 200 registrou alta de 1,08%. Esses resultados mostram uma certa volatilidade nos mercados asiáticos, refletindo os desafios e oportunidades que surgem no cenário econômico global.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias