Internacional

Mercados chineses sofrem pressão; Hong Kong fecha em alta

Ações cíclicas impactam desempenho em Xangai, enquanto tecnologia eleva índice em Hong Kong


Publicado em: 23/04/2024 às 10:20hs

Mercados chineses sofrem pressão; Hong Kong fecha em alta

Os mercados acionários da China fecharam em queda nesta terça-feira, em grande parte pressionados por ações cíclicas, especialmente as de metais, enquanto o mercado de Hong Kong encerrou em alta graças ao bom desempenho das empresas de tecnologia.

Os setores de metais não ferrosos registraram uma queda significativa de 4,5%, liderando as perdas no mercado chinês. Além disso, as ações relacionadas ao carvão recuaram 2,4%, indicando uma tendência de baixa nesses segmentos industriais.

Por outro lado, as ações de tecnologia impulsionaram o índice Hang Seng, de Hong Kong. Destaque para a Meituan, uma das maiores empresas de entregas da China, que registrou um crescimento de 8,0%, e para a JD.com, gigante do comércio eletrônico, que subiu 6,1%. Essas altas ajudaram a compensar as quedas vistas nos mercados chineses.

No fechamento, o índice de Xangai apresentou uma queda de 0,74%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,7%. Em contraste, o índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,92%.

O mercado asiático também registrou diferentes desempenhos. Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,30%, atingindo 37.552 pontos, enquanto em Seul, o índice KOSPI caiu 0,24%, fechando em 2.623 pontos. Em Taiwan, o índice TAIEX teve alta de 0,97%, alcançando 19.599 pontos, e em Cingapura, o índice STRAITS TIMES valorizou-se em 1,47%, chegando a 3.272 pontos.

Já em Sydney, na Austrália, o índice S&P/ASX 200 encerrou o dia com um avanço de 0,45%, atingindo 7.683 pontos, indicando uma tendência positiva em algumas partes do mercado asiático, apesar da pressão vivenciada na China.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias