Internacional

Mercado acionário chinês encerra sessão estável em meio a incertezas sobre tarifas

Preocupações com tensões comerciais globais limitam ganhos, enquanto setor automotivo impulsiona Hong Kong


Publicado em: 26/03/2025 às 10:20hs

Mercado acionário chinês encerra sessão estável em meio a incertezas sobre tarifas

As bolsas da China devolveram os ganhos registrados no início da sessão e fecharam praticamente estáveis nesta quarta-feira (26), refletindo a persistente apreensão dos investidores quanto a uma possível escalada nas tensões comerciais globais. Em contrapartida, o setor automotivo sustentou os avanços no mercado de Hong Kong.

No fechamento, o índice de Xangai recuou 0,04%, enquanto o CSI300, que agrega as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, registrou queda de 0,33%. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, apresentou alta de 0,6%.

As atenções dos investidores seguem voltadas para o cenário comercial entre China e Estados Unidos, sobretudo diante da possibilidade de novas tarifas recíprocas por parte do governo norte-americano, previstas para entrar em vigor no dia 2 de abril.

De acordo com o Financial Times, o presidente dos EUA, Donald Trump, avalia uma implementação tarifária em duas etapas. Em relatório publicado na quarta-feira, o Goldman Sachs destacou que, embora a China tenha sido o alvo principal das tarifas dos EUA no passado, há uma crescente expectativa de que outros parceiros comerciais americanos também enfrentem medidas semelhantes no segundo mandato de Trump.

"Alguns investidores acreditam que a China está mais preparada para lidar com desafios relacionados à demanda externa agora do que durante a Guerra Comercial 1.0, há sete anos, devido à redução da dependência das exportações diretas para os EUA e ao fortalecimento da competitividade de seus produtos", pontuou o Goldman Sachs.

Destaques dos mercados asiáticos

Em Hong Kong, as ações do setor automotivo estiveram entre os principais destaques positivos, impulsionando o índice Hang Seng, com um subíndice do setor avançando 1,79%.

Confira o desempenho dos principais índices na Ásia:

  • Tóquio (Nikkei 225): +0,65% (38.027 pontos)
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,60% (23.483 pontos)
  • Xangai (SSEC): -0,04% (3.368 pontos)
  • CSI300 (Xangai e Shenzhen): -0,33% (3.919 pontos)
  • Seul (Kospi): +1,08% (2.643 pontos)
  • Taiwan (Taiex): -0,06% (22.260 pontos)
  • Cingapura (Straits Times): +0,23% (3.963 pontos)
  • Sydney (S&P/ASX 200): +0,71% (7.999 pontos)

O mercado global segue atento à evolução das tensões comerciais e ao impacto potencial das novas tarifas sobre o comércio internacional e o crescimento econômico das principais economias.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias