Publicado em: 04/02/2025 às 17:30hs
As exportações agrícolas da Ucrânia apresentaram uma queda de quase 10% em janeiro em comparação com o mês de dezembro, impulsionada principalmente pela diminuição nas exportações de sementes oleaginosas, conforme relatado pela associação comercial UCAB nesta segunda-feira.
A Ucrânia, reconhecida como um dos maiores produtores e exportadores globais de grãos e sementes oleaginosas, também ocupa a posição de maior exportador mundial de óleo de girassol.
De acordo com o comunicado da UCAB, as exportações de grãos sofreram uma redução de 3% em relação ao mês anterior, totalizando 3,5 milhões de toneladas métricas. As vendas de sementes oleaginosas, por sua vez, caíram drasticamente 39%, alcançando 352.000 toneladas. No entanto, as exportações de óleo vegetal apresentaram um crescimento de 2%, totalizando 424.400 toneladas.
A associação atribuiu a queda nas exportações às atuais condições do mercado, à diminuição dos estoques de alimentos destinados ao comércio exterior e à estratégia dos agricultores de adiar a venda de seus produtos, aguardando um momento mais favorável para garantir preços mais altos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias