Internacional

Czarnikow Aumenta Estimativa de Superávit Global de Açúcar para 8,8 Milhões de Toneladas em 2024/25

Crescimento na Produção da União Europeia, Tailândia e Índia Impulsiona Projeção


Publicado em: 23/07/2024 às 11:23hs

Czarnikow Aumenta Estimativa de Superávit Global de Açúcar para 8,8 Milhões de Toneladas em 2024/25

A trading britânica Czarnikow revisou para cima sua estimativa de superávit global de açúcar, prevendo um excedente de 8,8 milhões de toneladas para a temporada 2024/25, que vai de outubro de 2024 a setembro de 2025. Esse valor representa um aumento de 3,4 milhões de toneladas em relação à previsão feita em junho. A revisão reflete a expectativa de incremento na produção da União Europeia, Tailândia e Índia.

A Czarnikow projeta que a produção global de açúcar atingirá 189,7 milhões de toneladas em 2024/25, um crescimento de 3,2 milhões de toneladas em comparação com a estimativa anterior. Este volume será o maior já registrado, superando o recorde da temporada 2017/18.

Índia e Brasil em Destaque

Para a temporada 2024/25, a Czarnikow prevê que a Índia produzirá 33,7 milhões de toneladas de açúcar, um aumento de 2,2 milhões de toneladas em relação à temporada anterior. A trading atribui esse crescimento a condições climáticas favoráveis, que devem elevar a produtividade. "As monções chegaram antes do previsto na Índia, trazendo níveis normais de precipitação. Os reservatórios nas principais regiões produtoras de cana, como Maharashtra e Karnataka, melhoraram graças às chuvas de monções", destacou o relatório.

No documento assinado por Samia Ohiduzzaman, a Czarnikow também adota uma perspectiva otimista para a safra brasileira. "Embora a maioria dos relatos do Centro-Sul do Brasil, maior produtor de açúcar do mundo, mencionem tempo seco e desempenho da cana abaixo do esperado, acreditamos que a área cultivada é maior do que muitos outros observadores estimam. Portanto, não reduzimos significativamente a produção de açúcar nesta temporada", afirmou.

O consumo global de açúcar para a temporada 2024/25 está estimado em 180,8 milhões de toneladas, uma redução de 200 mil toneladas em relação à previsão anterior da Czarnikow.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias