Publicado em: 18/01/2024 às 11:20hs
Dados do índice Freightos Baltic, que mede as taxas globais de frete de contêineres, mostram que no dia 1º dezembro de 2023, o valor médio do frete de um contêiner de 40 pés estava em US$ 1.179,20. No dia 12 de janeiro esse frete já estava em US$ 2.613,00, um salto de 121,59%.
Os custos da operação também aumentaram junto com o tempo de navegação de cada embarcação. Com a não utilização do Canal de Suez, os navios estão tendo que desviar a rota pelo Cabo da Boa Esperança. Isso significa um aumento de mais ou menos 10 dias na rota de uma embarcação que faz Ásia e Europa, explica Larry Carvalho, advogado especialista em logística e direito marítimo.
“Levando em consideração que o custo médio por embarcação só de óleo bunker (óleo combustível da embarcação) está na casa de US$ 30.000 por dia, a gente tem um aumento aí na casa de 300 mil dólares só de custo de combustível, sem falar de mão de obra e vários outros custos envolvidos”, diz.
Os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram ataques na semana passada contra os Houthis no Iêmen. Foi uma ofensiva contra o grupo rebelde que começou a atacar os navios no Mar Vermelho no final do ano passado. As tensões na região não diminuem e integrantes de alta patente dos Houthi já disseram ao Irã que o grupo continuará os seus ataques no Mar Vermelho “enquanto o genocídio na guerra de Gaza continuar”.
A Drewry Shipping Consultants, uma consultoria que acompanha o setor de transporte marítimo, alertou que as próximas semanas serão “críticas” por conta da maior demanda que antecede o Ano Novo Lunar chinês, em fevereiro.
Por causa disso, empresas brasileiras de transporte internacional estão fazendo algumas recomendações aos seus clientes, para garantir o transporte de mercadorias.
Caio Jorge, que é diretor comercial da Hoffen International Logistics, e trabalha há 20 anos fazendo agenciamento de transportes internacionais diz que “a melhor opção para essa ocasião é fazer o booking (reserva) nos navios com a maior antecedência possível, assim o espaço e o equipamento (container) estará mais garantido”.
O aumento nos preços nos fretes e nos custos de navegação podem chegar no bolso dos brasileiros, já que vários produtos que consumimos no país vêm da Ásia, lembra Larry.
“Bens do dia a dia que são importados da China, itens de bazar, cama, mesa e banho, itens de cozinha e de plástico, que são importados da China e ainda têm os itens de vidro também, todos eles vão ter impacto significativo, porque o frete marítimo basicamente dobrou em menos de um mês”.
Vários desses itens estão inclusos no grupo “artigos de residência”, um dos que compõem o IPCA, índice que mede a inflação oficial no Brasil, que pode sofrer variação com o aumento dos preços dessas mercadorias nos próximos meses.
Outra preocupação do mercado é com o preço do petróleo, que apesar da volatilidade nos últimos dias, ainda está contendo altas mais expressivas devido aos estoques ainda disponíveis da commodity e seus derivados nos EUA.
Fonte: CNN
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