Publicado em: 28/02/2025 às 16:30hs
O governo argentino deu um passo significativo na liberalização das exportações de gado em pé ao revogar uma norma que, desde 1973, restringia a comercialização desses animais para abate no exterior. A decisão foi oficializada por meio do Decreto 133/2025, publicado no Boletim Oficial, em consonância com o Decreto 70/2023, que busca remover barreiras ao comércio exterior e ampliar a liberdade econômica no país.
O ministro de Desregulação e Transformação do Estado, Federico Sturzenegger, enfatizou que a restrição foi originalmente implementada para assegurar o abastecimento interno, mas ao longo do tempo se tornou obsoleta. Ele destacou que a revogação da medida permitirá à pecuária argentina acessar novos mercados, colocando o país em pé de igualdade com grandes exportadores globais, como Austrália, França e Canadá, que movimentam bilhões de dólares no comércio de gado vivo. No Mercosul, Brasil e Uruguai já exportam 750 mil e 250 mil cabeças de gado anualmente, respectivamente.
A iniciativa surge em um momento de crescimento expressivo das exportações de carne bovina argentina, que atingiram um recorde de 629.949 toneladas em 2024, um aumento de 11,8% em relação ao ano anterior, conforme dados da Câmara da Indústria e Comércio de Carnes e Derivados da República Argentina (CICCRA). No entanto, em dezembro, houve retração nas vendas devido à menor demanda da China, principal destino da carne argentina. Apesar da redução no volume exportado, o preço médio da tonelada subiu 13,5% no período, atingindo US$ 5.168.
Sturzenegger ressaltou que a medida faz parte de um esforço mais amplo para desburocratizar o comércio exterior argentino, mencionando restrições anteriores aplicadas à exportação de couro, carvão e sucata. Ele também expressou gratidão ao Ministério da Economia e às secretarias envolvidas na formulação e implementação da nova política, reforçando que a flexibilização das regras trará mais competitividade e crescimento para o setor agropecuário do país.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias