Internacional

Agricultores argentinos mobilizados em defesa da propriedade

Desde a semana passada, um grupo de manifestantes está ocupando a fazenda do ex-ministro da agricultura


Publicado em: 27/10/2020 às 13:30hs

Agricultores argentinos mobilizados em defesa da propriedade

Agricultores da Argentina estão mobilizados em defesa de uma propriedade particular no país vizinho ao Brasil, que está ocupada por invasores. A propriedade em questão pertence ao ex-ministro da Agricultura da Argentina Luis Miguel Etchevehere.  

Desde a semana passada, um grupo de manifestantes está ocupando a fazenda do ex-ministro, que solicitou ordem judicial para a remoção das pessoas. No entanto, o juiz local rejeitou a ordem de despejo e os produtores de todo o país deram seu apoio à mobilização realizada neste início de semana. 

“Obrigado a todos, desde os lugares mais remotos da Argentina enviaram seu apoio, seus acompanhamentos, a cada um deles em nome de minha família, muito obrigado. Isso não é questão de parente. É simplesmente um crime cometido por criminosos, querendo nos enganar com uma história. Um crime que faz com que cada um tenha que assumir a responsabilidade. Cabe aos legítimos donos demonstrar quem é verdadeiro dono deste lugar. Mas vemos com preocupação que aqueles que também têm responsabilidade não a estão assumindo. Não vemos um único funcionário provincial. Nem o governo nacional está rejeitando esse fato”, disse o ex-ministro da Agricultura, Luis Miguel Etchevehere. 

A Mesa de Enlace, formada pela Sociedade Rural Argentina, Federação Agrária Argentina, Coninagro e Confederações Rurais Argentinas, pediu hoje à Argentina que "trilhe o caminho do respeito à Constituição, às leis, à ordem e à paz social”. “A irrupção na propriedade privada sem clareza nos seus direitos e de forma arrogante põe em crise a segurança jurídica, precipitando uma crise institucional, apresentando um Estado e uma Justiça complacente, que não conduz para a solução”, conclui. 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias