Publicado em: 14/05/2012 às 09:15hs
"O principal risco continua sendo um agravamento da crise de dívida soberana com contágio financeiro e uma forte queda da disponibilidade de crédito", disse a Comissão. "Outro risco tem origem nas incertezas geopolíticas que podem provocar aumento nos preços do petróleo", acrescentou.
PIB estável - Segundo as previsões da Comissão, o Produto Interno Bruto (PIB) da UE deve ficar estável neste ano, antes de se recuperar e crescer 1,3% em 2013. Para os 17 países da zona do euro, a projeção é de contração de 0,3% neste ano e expansão de 1,0% em 2013. As estimativas para 2012 ficaram inalteradas em relação ao último relatório divulgado pela Comissão, em fevereiro, mas as de 2013 são as primeiras feitas pelo organismo.
Diferenças expressivas - Há diferenças expressivas entre o desempenho de cada país da UE, segundo o relatório. A Alemanha, que é a maior economia da Europa, vai crescer neste ano e em 2013, enquanto a Espanha deverá continuar em recessão.
Desemprego - A Comissão também prevê que o desemprego continuará alto, com uma taxa de 11% na zona do euro e de 10,3% na UE, e a inflação ficará acima da meta do Banco Central Europeu (BCE) neste ano, a 2,4% na zona do euro, antes de diminuir para 1,8% em 2013.
Situação frágil - "Uma recuperação está em vista, mas a situação econômica permanece frágil, com disparidades ainda grandes entre os países membros", disse Olli Rehn, comissário europeu para assuntos econômicos e monetários, em comunicado. "Sem mais ação determinada o baixo crescimento na União Europeia pode prosseguir". As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado
◄ Leia outras notícias