Brasil

Tyson do Brasil: crescimento no mercado nacional

A Tyson do Brasil anunciou o início de suas atividades no mercado nacional em setembro de 2008, com três unidades de produção de frango, localizadas em São José (SC), em Itaiópolis (SC) e em Campo Mourão (PR)


Publicado em: 15/03/2012 às 17:00hs

Tyson do Brasil: crescimento no mercado nacional

Subsidiária da Tyson Foods, uma das maiores produtoras de carne bovina, suína e de frango do mundo, a Tyson do Brasil desempenha um papel estratégico para a corporação. O País é o maior exportador de frangos e o terceiro maior produtor, atrás de EUA e China, além de ser uma potência mundial agrícola. E mais: tem tradição em avicultura; disponibilidade de grãos e terras, fundamentais na cadeia produtiva do frango; mercado interno em crescimento pelo aumento do consumo de proteína de frangos e potencial imenso para aumento das exportações, sem contar a estabilidade econômica para atração de investimentos estrangeiros.

“Nosso plano é estar, em curto prazo, entre as cinco maiores avícolas do Brasil. Para tanto, temos como objetivo utilizar plenamente a capacidade produtiva de nossas três unidades; fortalecer a nossa presença nas regiões Sul e Sudeste; e aumentar as exportações para União Europeia, Oriente Médio e Ásia”, diz Vitor Hugo Brandalise, presidente da Tyson do Brasil.

Tendo em vista estes objetivos, a companhia tem investido na expansão de mercados para comercialização dos produtos da marca Macedo. A Tyson do Brasil ampliou sua atuação na Grande Porto Alegre (RS), na região metropolitana de Curitiba (PR) e no Noroeste Paranaense. Além disso, também foi inaugurado um Centro de Distribuição em São João do Meriti (RJ), facilitando a presença dos produtos Macedo na região Sudeste do país.

Para o mercado externo, a Tyson do Brasil também obteve conquistas. As mais recentes ocorreram para as unidades de Itaiópolis (SC) e Campo Mourão (PR) que, agora, também podem exportar para o mercado europeu. Assim, de suas unidades produtivas, diversos cortes de frango são enviados para mercados como Europa, Ásia, África, América do Sul e Caribe e Oriente Médio.

Atuação Global

A Tyson Foods começou na década de 30 quando o seu fundador, John W. Tyson, decidiu transportar frangos da cidade de Springdale, Arkansas (EUA), para mercados em Kansas City e St. Louis. Em 1936, John foi o primeiro a fazer a longa viagem de Springdale aos mercados de frango mais rentáveis de Chicago. Em apenas um ano, sua rede de clientes atingiu cidades como Cincinnati, Detroit, Cleveland, Memphis e Houston. A partir daí teve início a história de uma empresa que revolucionaria a avicultura.
 
A Tyson Foods é uma das maiores processadoras de carne de frango, bovina e suína do mundo. Está na segunda posição das maiores produtoras de alimentos da Fortune 500. A companhia desenvolve grande variedade de produtos a base de proteína animal e alimentos preparados e é reconhecidamente líder nos setores de varejo e serviços de alimentação nos mercados em que atua. Tem clientes e consumidores nos Estados Unidos e em mais de 90 países. A Tyson conta com aproximadamente 117 mil colaboradores atuando em mais de 400 unidades norte-americanas e escritórios ao redor do mundo. Por meio dos seus Valores, Código de Conduta e Carta de Direitos dos Funcionários, a Tyson está empenhada em operar com integridade e confiança, comprometendo-se a criar valor para seus acionistas, clientes e funcionários. A companhia também está empenhada em acolher crenças diversas, proporcionar um ambiente de trabalho seguro e cuidar do bem-estar animal, da terra e do meio ambiente à ela confiados.
 
No ano fiscal de 2011, a companhia faturou US$ 32,2 bilhões. As vendas de carne de frango representaram 34% dos negócios da Tyson – precedida pelas vendas de carne bovina (42% do total) e seguida pela suína (16%) e alimentos preparados (10%).
 
A Tyson Foods International Division está instalada em 18 países, adaptando os seus negócios às necessidades de consumo e venda de cada região. Em todos os lugares onde atua, a empresa está comprometida com a garantia da qualidade e segurança alimentar dos produtos que comercializa, bem como o respeito aos valores, leis internacionais, segurança e bem-estar das pessoas e dos animais.
 
A Tyson conta com joint ventures para produção de frangos na China e Índia. A subsidiária Cobb-Vantress tem unidades na Argentina, Brasil, República Dominicana, Índia, Japão, Holanda, Filipinas, Espanha, Reino Unido e Venezuela. A Unidade Internacional também opera a Tyson de México, um complexo industrial de produção avícola, além de uma joint venture na Argentina no segmento de bovinos. Sem contar os escritórios de vendas em países como Emirados Árabes Unidos, Japão, Reino Unido, Rússia, entre outros.

Fonte: CDI Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias