Publicado em: 09/11/2012 às 11:30hs
Considerado maior produtor nacional de algodão, Mato Grosso deve ter redução média de 21% na área destinada a cultura na safra 2012/13, conforme aponta o último levantamento elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Dos 725,7 mil hectares destinados na safra passada, a atual deve variar entre 544,3 mil a 602,3 mil hectares.
A redução é nacional. Na Bahia, segundo Estado maior produtor, a área deve atingir 121,1 mil hectares, aproximadamente 29% menos do que na safra passada. Ao todo, a área a ser cultivada no país com algodão poderá variar entre 1 milhão e 1,1 milhão de hectares, redução variando entre 27,8% e 20,6% ante o período anterior.
Fatores como baixas cotações de produtos nos mercados interno e externo; atuais níveis de preços de mercado das commodities concorrentes, como milho e soja, notadamente na região Centro-Sul e, sobretudo, a forte elevação dos custos de produção justificam a diminuição na área plantada com a cultura no país.
Diminuindo o espaço, a produção mato-grossense também deve reduzir, podendo ficar entre 2 milhões e 2,2 milhões de toneladas enquanto, na safra passada, contabilizou pouco mais de 2,7 milhões. Nacionalmente, a produção nesta nova safra poderá atingir entre 3,8 milhões e 4,2 milhões de toneladas (ante 4,8 mi/t entre 2011/12).
Em Estados como São Paulo, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul o plantio iniciou na segunda quinzena do mês passado. Nas demais regiões produtoras, a semeadura deverá começar a partir deste mês e dezembro e, em alguns casos, prolongando-se até janeiro, como casos de Mato Grosso, Goiás e a região de Barreiras (BA).
Fonte: Só Notícias
◄ Leia outras notícias