Brasil

Produtor deve evitar dívidas em dólar

Projeções para safra 2012/2013 marcaram o final do 27 Seminário Cooplantio, ontem (13), em Gramado.


Publicado em: 14/06/2012 às 11:40hs

Produtor deve evitar dívidas em dólar

A previsão é de aumento da área com soja no mundo, ao redor de 6 milhões de hectares, sendo 2 milhões de ha só no Brasil. A cultura deve tomar lugar de milho e algodão. Segundo o analista Fernando Muraro, da AgRural, diante da quebra de 49,69% no Estado, e, do recuo mundial de produção de 262 milhões de toneladas para 236 milhões de t, 2013 pode ser positivo. "A tendência é de preços aquecidos, mas depois deve vir um período delicado. O dólar deve seguir instável e o produtor tem que fugir de dívidas em dólar", comentou.

Muraro chama atenção ainda para a situação de importadores da soja brasileira. Com a crise instalada na Europa, a China, um dos principais focos do Brasil, poderá desacelerar, já que, 21% de seus embarques vão para a Europa. "Se eles tiverem problemas econômicos, isso pode refletir nas importações que realizam e é aí que entra o Brasil, num ano que provavelmente estaremos com estoques de soja cheios."

Encerrado o seminário, a Cooplantio começa a definir a programação de 2013. Segundo o presidente Daltro Benvenuti, um dos temas deve ser a nanotecnologia, que reduz o uso de produtos na lavoura, como os agroquímicos.

Fonte: Correio do Povo

◄ Leia outras notícias