Publicado em: 20/02/2013 às 17:30hs
O Índice quadrissemanal de Preços Recebidos (IqPR) pelo produtor rural paulista apresentou queda de 0,25% na segunda quadrissemana de fevereiro. O levantamento é de pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.
Separado em grupos de produtos, o IqPR-V (produtos de origem vegetal) fechou negativamente em 0,54%, enquanto o IqPR-A (produtos de origem animal) teve alta de 0,53%. Quando a cana-de-açúcar (que no período teve alta de 0,37%) é excluída do cálculo do índice, por causa da sua importância na ponderação dos produtos, tanto o IqPR como o IqPR-V, apresentam quedas mais acentuadas e fecham em 0,83% e 2,28%, respectivamente.
No período analisado, 10 produtos apresentaram alta de preços (7 de origem vegetal e 3 de origem animal) e 10 apresentaram queda (7 vegetais e 3 de origem animal).
Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na segunda quadrissemana de fevereiro foram: tomate para mesa (30,88%) e amendoim (12,52%). No caso do tomate, "as chuvas provocaram perdas de colheita, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, elevando os preços", comentam os pesquisadores.
Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preço no período foram: banana nanica (22,54%) e soja (11,25%).
Fonte: Estadão Conteúdo
◄ Leia outras notícias