Publicado em: 13/04/2012 às 11:20hs
Frágil - “Mais de três anos se passaram desde o colapso da crise de 2008/2009, mas a economia mundial segue frágil. A desaceleração do comércio prevista para este ano mostra que os riscos continuam altos”, disse Pascal Lamy, diretor geral da OMC.
PIB mundial - As projeções da OMC consideram um crescimento de 2,1% no Produto Interno Bruto (PIB) mundial, e destaca que riscos para a expansão econômica podem trazer “consequências bastante negativas” para o comércio caso sejam materializados. Entre os fatores de risco, estão a piora da situação da Europa, o contágio da dívida soberana da região, disparada dos preços de petróleo, além dos riscos geopolíticos.
União Europeia - Dados recentes de produção da União Europeia (EU) sugerem que a região já está em recessão e que a economia chinesa também deve crescer mais lentamente em 2012. Já as perspectivas econômicas para os Estados Unidos e Japão melhoraram, por conta da certa evolução no mercado de trabalho. A OMC diz, no entanto, que esses pontos positivos só compensarão em parte os pontos negativos anteriores nessas economias.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR
◄ Leia outras notícias