Publicado em: 16/04/2012 às 15:40hs
"Na sequência da excelente safra nesta temporada, as exportações indianas irão exceder 2,5 milhões de toneladas pelo segundo ano consecutivo, o que é um novo recorde", disse a Czarnikow, com sede em Londres, em um comunicado.
As exportações de açúcar da Índia em 2010/11 foram pouco mais de 3 milhões de toneladas.
A Índia é o segundo maior produtor de açúcar do mundo, atrás do Brasil, e o maior consumidor mundial do produto.
Com o mercado mundial pagando prêmio sobre os custos de produção, a Índia tem sido capaz de exportar seu excedente de açúcar de forma rentável, disse a Czarnikow.
"As exportações indianas têm sido ajudadas por preços fortes no mercado mundial nos últimos 18 meses", disse. "Anteriormente os excedentes indianos coincidiram com valores de mercado deprimidos do mundo."
A Czarnikow disse esperar que muitos agricultores mantenham plantações de cana em 2012/13, em vez de culturas alternativas, com a perspectiva do setor de permanecer rentável.
O governo indiano tem sido muito mais pró-ativo em autorizações de tonelagens de exportações que no ano passado, com 3 milhões de toneladas de açúcar autorizadas até o momento.
Nesta temporada, a Índia deve produzir pouco menos de 26 milhões de toneladas de açúcar, um aumento de mais de 1,5 milhões de toneladas frente ao ano passado.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias