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IBGE: Vendas do varejo crescem 0,8% em outubro, 5ª alta seguida

O volume de vendas no varejo restrito cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta quinta-feira (13/12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC)


Publicado em: 14/12/2012 às 11:00hs

IBGE: Vendas do varejo crescem 0,8% em outubro, 5ª alta seguida

É a quinta alta consecutiva do indicador. Em setembro, as vendas do varejo restrito cresceram 0,3% ante agosto, com ajuste sazonal.

Em linha - O resultado ficou em linha com a média de 0,8% estimada pelo Valor Data, apurada junto a dez instituições financeiras e economistas. Na comparação com outubro de 2011, o varejo restrito subiu 9,1%. No acumulado do ano até outubro, as vendas do varejo restrito subiram 8,9% e, em 12 meses, aumentaram 8,5 %.

Receita nominal - A receita nominal do varejo restrito subiu 1,1% em outubro, depois de apresentar alta de 1,% em setembro frente a agosto, já descontados os efeitos sazonais. No ano, a receita nominal do varejo restrito cresceu 12,3%. Em 12 meses, a alta foi de 12%.

Varejo ampliado - No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 8% em outubro na comparação com setembro, já descontados os efeitos sazonais. O dado de setembro frente a agosto foi revisado de baixa de 9,2% para queda de 8,7%. A média das previsões de seis instituições indicava elevação de 3,4%, com projeções que variam de 2,5% a 4,9%.

 Comparação  - Na comparação com outubro de 2011, o volume de vendas do varejo ampliado subiu 14,5%. No acumulado do ano até outubro, o volume de vendas do varejo ampliado teve alta de 8,5%, enquanto em 12 meses, cresceu 7,6%. A receita nominal do varejo ampliado avançou 4,7% em outubro ante setembro, e 15,6% ante outubro de 2011. No acumulado do ano, a receita do varejo ampliado teve alta de 9,7%, enquanto em 12 meses cresceu 9,1%.

 Incentivos  - As vendas de veículos, motos, partes e peças subiram 13,3% em outubro, na comparação com setembro, na série dessazonalizada. No confronto com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 24%. Esse resultado na comparação anual foi responsável por 54,7% (ou 7,9 pontos percentuais) da alta de 14,5% do varejo ampliado. Ante setembro, o ampliado cresceu 8%.

 Expectativa  - Segundo o IBGE, o aumento das vendas do segmento em outubro deve-se à expectativa criada pela redução do IPI para automóveis novos, que terminaria naquele mês. No fim de outubro, contudo, o governo decidiu prorrogar o benefício até 31 de dezembro. As vendas veículos, motos, partes e peças cresceram 7,7% no ano e 6,0% em 12 meses.

 Queda   - Dos dez segmentos do varejo ampliado, apenas três não tiveram aumento de venda na passagem de setembro para outubro. Isso ocorreu com combustíveis e lubrificantes (-0,3%), tecidos, vestuário e calçados (-2,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,1%).

Maiores altas
  - De todas as atividades, a de equipamento e material para escritório, informática e comunicação foi a que mais subiu entre setembro e outubro, com avanço de 18,4%. As vendas de super e hipermercados subiram 0,1% em outubro, ante setembro. Já na relação entre outubro deste ano e outubro de 2011, todas as atividades do varejo tiveram variações positivas no volume de vendas: 6,7% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; 13% para móveis e eletrodomésticos; 13,6% em outros artigos de uso pessoal e doméstico; 11,5% em combustíveis e lubrificantes; 12,8% para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; 16,6% para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; 4,5% em tecidos, vestuário e calçados e 11,6% para livros, jornais, revistas e papelaria; e 14% para material de construção.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR

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