Publicado em: 08/08/2012 às 12:30hs
No entanto, o que o IBGE chama de “grupamentos de derivados de aves” (e que, com certeza, estão representados, sobretudo, pelo abate de frangos) teve um retrocesso bem mais significativo – aliás, o mais elevado entre os quatro grupamentos acompanhados: queda de 8,2% em relação ao mesmo semestre de 2011.
Avaliado o desempenho do setor em termos trimestrais, observa-se que as diferenças entre o primeiro e o segundo trimestre de 2012 foram mínimas: nas duas ocasiões foram registrados recuos. De toda forma, a maior queda ocorreu no segundo trimestre do ano, confirmando dados preliminares do próprio setor avícola.
De toda forma, as aves não estiveram isoladas nessa queda, pois, entre os produtos industriais derivados da pecuária, apenas o leite repetiu neste ano o desempenho dos seis primeiros meses do ano passado, registrando variação positiva de 0,6%.
Já os produtos industriais utilizados na produção animal sofreram redução média de 4,4%. O principal influenciador desse índice foram as rações e suplementos vitamínicos, com queda de 4,8%. Os produtos veterinários, de menor peso no índice, recuaram 2,3%.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias