Publicado em: 05/02/2013 às 11:20hs
No rol dos 10 principais produtos com maior receita cambial, a carne de frango está presente em uma posição até certo ponto privilegiada, mesmo tendo fechado janeiro com uma receita 4,5% menor que a do início do ano passado. Ou seja: colocou-se, em 2012, como o quinto produto da pauta exportadora; mas está iniciando 2013 na quarta posição.
Mas o que mais chama a atenção no rol dos “dez mais” é o produto colocado no segundo lugar, posto tradicionalmente ocupado pelo petróleo em bruto. E quem cobre a posição do ouro negro é o milho, com uma receita cambial quase 300% maior que a de janeiro de 2012.
Aliás, naquele mês o milho foi apenas o 15º produto da pauta exportadora brasileira, isto é, tinha quatorze outros produtos à sua frente. Agora, está atrás, somente, dos minérios de ferro.
Naturalmente, essa posição tende a ser superada no decorrer do ano por produtos como a soja (grão e farelo) e o próprio minério de ferro. Mas o ocorrido em janeiro é uma boa mostra do que está por vir no tocante ao milho. Com um desempenho que pode continuar custando caro para segmentos consumidores como a avicultura e a suinocultura.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias