Publicado em: 24/07/2012 às 09:50hs
A mediana das estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano subiu – pela segunda semana consecutiva - de 4,87% para 4,92%. Com isso, as expectativas se distanciam um pouco mais do centro da meta de inflação, de 4,50%.
IBGE - Na sexta-feira (20/07), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA-15, prévia do indicador oficial de inflação, acelerou para 0,33% em julho, de 0,18% em junho, ficando acima do esperado pelo mercado. De acordo com o instituto, alimentos e despesas pessoais puxaram o indicador.
Mediana - O boletim Focus desta segunda-feira mostra ainda que a mediana dos analistas para o IPCA em julho subiu de 0,21% para 0,25%. Há quatro semanas, estava em 0,18%. Para a inflação acumulada em 12 meses, a mediana das projeções também se deslocou mais para cima, de 5,53% para 5,56%. Para 2013, as apostas se mantiveram em 5,5%.
Governo - Apesar de as expectativas do mercado para a inflação estarem se deteriorando, a estimativa do governo para o IPCA continua 4,7% neste ano, de acordo com o relatório de receitas e despesas do orçamento do terceiro bimestre, divulgado na sexta-feira pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. É a mesma projeção do bimestre anterior.
Copom - Além disso, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na quinta-feira passada pelo BC, o colegiado ressaltou que, no cenário central com que trabalha, a taxa de inflação “posiciona-se em torno da meta em 2012”, estipulada em 4,5% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR
◄ Leia outras notícias