Publicado em: 15/03/2013 às 12:00hs
A entidade projeta uma recuperação de 1,6% do emprego em 2013, embora ainda existam incertezas quanto à força dessa retomada.
"Ainda existem dúvidas quanto ao grau da recuperação da indústria de transformação. Temos dados positivos, mas estamos com certa reserva a algumas características", afirmou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini.
Francini se refere ao crescimento de 17,3% da produção de bens em fevereiro, número apurado pelo índice Produção Indústria Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), puxado principalmente pela fabricação de caminhões.
"O destaque no setor de caminhões está muito mais vinculado ao fracasso do setor no ano passado. Então, o grande crescimento deste ano está apoiado na grande perda do ano passado", explicou.
Francini afirma que a recuperação da indústria de transformação e do emprego está em curso, mas "falta vigor". Para a atividade industrial, a Fiesp projeta recuperação de 2,3%, ante queda de 4% verificada no ano passado.
Os setores que mais contrataram no mês passado foram os de Produtos Alimentícios, com a criação de 3.548 vagas, Preparação de Couros e Fabricação de Calçados, com 2.609 postos, e o segmento de Coque, Produtos Derivados do Petróleo e Biocombustíveis (2.097 trabalhadores).
Fonte: DCI - Diário do Comércio & Indústria
◄ Leia outras notícias