Brasil

Em 2013 Porto de Santos crescerá mais que o PIB nacional

Neste ano, a movimentação de cargas no Porto de Santos crescerá mais do que o PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas no Brasil), segundo levantamento operacional da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a administradora do complexo portuário, obtido com exclusividade por A Tribuna


Publicado em: 08/01/2013 às 11:50hs

Em 2013 Porto de Santos crescerá mais que o PIB nacional

Em seu último relatório no ano passado, divulgado há duas semanas, o Banco Central prevê um aumento de 3,3% para o PIB nacional em 2013. Já a Codesp, em seu levantamento operacional de 2012, estima um crescimento para 2013 de 5,7% nas exportações e 6% nas importações do cais santista, resultando em 109.066.327 toneladas de mercadorias embarcadas ou desembarcadas pelos terminais da região.

O volume projetado é 5,8% maior do que as 103.069.852 toneladas que devem ter sido movimentadas no último ano (os números oficiais de 2012 serão fechados apenas nas próximas semanas).

Neste ano, conforme as projeções da Docas que constam em seu levantamento, os embarques atingirão 75,7 milhões de toneladas, contra as 71,6 milhões de toneladas escoadas no ano passado.

O número será impulsionado pela venda externa da soja, que terá um aumento de 11,2% nas remessas. De 13,7 milhões de toneladas escoadas no ano passado, o volume passará para 15,2% neste ano. Segundo a Associação Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil deverá ocupar a liderança mundial nos exportações da commodity, atingindo 37,5 milhões de toneladas, 30% a mais do que os Estados Unidos.

Já as importações passarão de 31,4 milhões de toneladas desembarcadas no ano passado para 33,2 milhões de toneladas neste ano. Segundo a Codesp, o maior volume será de adubo, que atingirá 3,1 milhões de toneladas, 2,8% a mais do que as 3 milhões de toneladas que chegaram ao País pelo complexo santista no ano passado.

As expectativas da Autoridade Portuária levam em conta o cenário econômico mundial, que segue em processo de recuperação após crises financeiras. Nas movimentações de carga geral, espera-se um crescimento de 8% sobre o movimento do ano passado. De 38,2 milhões de toneladas, o volume saltará para 41,2 milhões de toneladas.

De acordo com o diretor Comercial e de Desenvolvimento da Codesp, Carlos Kopittke, com relação à carga geral solta, é esperado um crescimento mais modesto, em torno de 1,3%, impulsionado principalmente pelo aumento de 10% nas movimentações de celulose. O crescimento das importações pela China e pelos EUA será um fator determinante, assim como o incremento de 4% nas operações com veículos.

Com relação às operações com granéis sólidos, o aumento chegará a 5,2%, passando de 49 milhões de toneladas movimentadas em 2012 para 51,6 milhões de toneladas neste ano. Neste caso, os embarques de soja serão os responsáveis pelo crescimento, assim como as importações de trigo, que devem ser 12% maiores.

Os embarques de açúcar, que somaram 16,4 milhões de toneladas em 2012, aumentarão 5,3% neste ano. A expectativa é alcançar as 17,2 milhões de toneladas previstas para este ano. Já o milho deve registrar queda de 2% nos embarques. Eles passarão de 9 milhões de toneladas para 8,8 milhões de toneladas até o final do ano.

Contêineres

Um total de 2.180.614 caixas metálicas passarão pelo Porto de Santos em 2013. Com a entrada em operação dos dois novos terminais para contêineres no complexo santista, Brasil Terminal Portuário (BTP) e Embraport, é esperado um aumento de 9% nas operações com cofres.

Em TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), a quantidade movimentada chegará a 3,4 milhões, contra os 3,1 milhões que entraram ou saíram do complexo santista no ano passado. Em tonelagem, o volume saltará de 33,5 milhões operadas em 2012 para 36,5 milhões neste ano.

Mesmo sem a homologação da profundidade do canal de navegação (calha central), os armadores já sentem um melhor aproveitamento das embarcações que passam pelo Porto de Santos. Uma prova disso é a relação entre o aumento da movimentação de cargas e a diminuição do número de escalas.

Em 2012, 5.854 navios atracaram no cais santista. A previsão, para este ano, é de redução de 6,4% neste número. Isto porque 5.477 embarcações devem atracar no Porto de Santos neste ano. O número já leva em consideração a confirmação da profundidade pela Marinha do Brasil, que deve ocorrer nos próximos meses.

Fonte: A Tribuna - Santos

◄ Leia outras notícias