Brasil

Economistas reduzem expectativa para expansão do PIB este ano a 2,24%

Economistas de instituições financeiras reduziram as perspectivas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013, ao mesmo tempo em que pioraram a projeção para a inflação nos próximos 12 meses


Publicado em: 05/08/2013 às 12:20hs

Economistas reduzem expectativa para expansão do PIB este ano a 2,24%

De acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, após uma pausa os economistas voltaram a reduzir a expectativa para a expansão da economia neste ano, a 2,24 por cento ante 2,28 por cento anteriormente. Para 2014 a projeção foi mantida em 2,60 por cento.

Na última quinta-feira, o IBGE informou que a produção industrial brasileira cresceu 1,9 por cento em junho, acima do esperado. Mas o comportamento irregular da atividade e a falta de confiança afetam o otimismo dos agentes econômicos. No Focus, a expectativa é de crescimento de 2,0 por cento da indústria em 2013.

Em relação à inflação, a projeção para este ano permaneceu em 5,75 por cento, mas para 2014 ela oscilou para baixo 0,01 ponto, a 5,87 por cento. Já a projeção para o IPCA em 12 meses foi elevada a 5,93 por cento, ante 5,83 por cento.

Na semana passada, os indicadores de inflação mostraram alívio, com o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerando a alta a 0,26 por cento em julho e o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) mostrando deflação de 0,17 por cento no período.

Os resultados foram favorecidos, principalmente, pelos preços de Transportes --após a revogação do aumento das tarifas do transporte público em várias capitais, em função dos protestos de junho-- e Alimentação.

As expectativas voltam-se agora para a divulgação na quarta-feira do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a julho. O IPCA-15, que serve como prévia, desacelerou a alta em julho para 0,07 por cento.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias