Brasil

Diretora do FMI diz que crises mundiais atrapalham a Rio+20

A diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, disse na terça-feira (12) que a conferência Rio+20 "tem as melhores intenções"


Publicado em: 13/06/2012 às 11:20hs

Diretora do FMI diz que crises mundiais atrapalham a Rio+20

Mas o momento atual não é dos melhores, referindo-se às crises econômica, ambiental e social no mundo.

A participação de Lagarde está confirmada e, após a cúpula do G20 no México, ela deve ir à Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que começa nesta quarta-feira (13) na capital fluminense e termina no próximo dia 22.

“Depois de 20 anos, vamos voltar ao Rio reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, disse, referindo-se à primeira participação de líderes mundiais na Eco-92, realizada também na cidade do Rio duas décadas atrás.

Sobre as três crises, a diretora lembrou que a economia global ainda está abalada e há um clima de incerteza sobre o crescimento futuro e a criação de empregos.

Ela acrescentou que o planeta está aquecendo rapidamente com consequências que ainda não foram totalmente dimensionadas e que há uma lacuna entre as pessoas pobres e as ricas, que está ficando cada vez maior e mais saliente.

As três crises estão interligadas e não poderiam ser tratadas de forma isolada. “Precisamos evitar um círculo vicioso”, adicionou.

A número um do FMI completou que o mundo deve começar com o “básico”. Isto seria feito com um plano de restauro da estabilidade e crescimento econômico.

A partir daí, disse, o mundo poderia chegar ao crescimento “verde” propriamente dito, com a construção de blocos de sustentabilidade dentro de uma economia mais equalitária.

Lagarde se referiu ao aquecimento global como “claramente um dos maiores desafios de nosso tempo, um dos grandes testes de nossa geração”. No final do discurso, acrescentou que a mudança climática não é uma possibilidade distante. “É uma realidade atual.”

Fonte: Folha.com

◄ Leia outras notícias