Brasil

Copom decide reduzir Selic para 10,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na quarta-feira (18/01), por unanimidade, cortar a taxa Selic em 0,5 ponto porcentual para 10,5% ao ano


Publicado em: 20/01/2012 às 10:30hs

Copom decide reduzir Selic para 10,5% ao ano

Com isso, manteve o ritmo de queda do juro básico da economia iniciado em agosto, quando a taxa havia sido reduzida em 0,5 ponto porcentual.

 Ambiente global  - O Copom adotou a decisão citando os efeitos de um "ambiente global mais restritivo" e uma inflação com tendência de queda, segundo o texto. "Um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012", de menos de 5%, afirmou o BC.

 IPCA  - A decisão era esperada pelo governo e pelo mercado diante do esfriamento da atividade econômica mundial, que reduziu as pressões inflacionárias no Brasil, permitindo ao BC deixar de lado seu plano de taxas elevadas para conter o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com levantamento do AE Projeções, serviço da Agência Estado, de 80 instituições financeiras consultadas, 79 esperavam uma queda de 0,5 ponto porcentual, e uma apostava em corte de 0,25 ponto porcentual. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 06 e 07 de março.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias