Publicado em: 09/07/2012 às 11:50hs
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (05/07), uma linha de crédito subsidiado voltada à exportação e aos investimentos para 20 setores da economia, no total de R$ 6,7 bilhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A medida foi divulgada no início da noite pela Resolução 4108, assinada pelo presidente substituto do Banco Central, Altamir Lopes.
Setores contemplados - Entres os setores contemplados estão produtos têxteis; artigos de vestuário e acessórios; couros; calçados; produtos de madeira; pedras ornamentais; frutas in natura; fertilizantes e defensivos agrícolas; produtos cerâmicos; material eletrônico e de comunicações; equipamentos de informática e periféricos; peças e acessórios para veículos automotores; e serviços de tecnologia de informação.
Outros - Também será beneficiado com crédito subsidiado o segmento de fabricação de bens de capital, com exceção de veículos automotores para transporte de cargas e passageiros; embarcações; aeronaves; vagões e locomotivas ferroviários e metroviários; tratores; colheitadeiras; e máquinas rodoviárias.
Taxa de juros - A taxa de juros é de 8% ao ano tanto para os financiamentos aos investimentos como para os financiamentos à exportação. Para os primeiros, o prazo de reembolso é de até oito anos, incluindo três anos de carência para o capital principal. Já para os financiamentos à exportação os reembolsos devem ser feitos em até três anos, com 18 meses de carência.
Limite - O limite de desembolsos é de R$ 150 milhões por grupo econômico. Os contratos podem ser firmados até 31 de dezembro de 2013.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR
◄ Leia outras notícias