Brasil

Carnes: receita cambial do ano é afetada pela queda no preço médio

Dados levantados pelo Ministério da Agricultura junto à SECEX/MDIC mostram que nos sete primeiros meses de 2012 as exportações brasileiras de carnes aumentaram perto de 4% e somaram 3,461 milhões de toneladas ? 63% desse volume sendo representado pela carne de frango


Publicado em: 17/08/2012 às 16:00hs

Carnes: receita cambial do ano é afetada pela queda no preço médio

Mas o aumento na tonelagem não foi correspondido com uma concomitante elevação da receita cambial, pois o preço médio de todas as carnes recuou em relação a idêntico período de 2011. Neste caso, a perda mais gritante foi a dos industrializados de frango, cujo preço médio entre janeiro e julho deste ano foi 16,2% inferior à média registrada nos sete primeiros meses do ano passado.

Como em toda regra há uma exceção, aqui ela coube aos industrializados de carne bovina, que obtiveram aumento médio de 8,5% sobre janeiro-julho de 2011. Mas isso não foi suficiente para impedir que, na média geral, fosse observada queda superior a 5% no preço médio.

Em decorrência, a receita cambial global das carnes registrou variação anual negativa de 1,61%. Só as carnes bovina e de peru apresentaram desempenho melhor que o do ano passado.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias