Brasil

Carnes: desempenho de junho é marcado por reflexos negativos

A combinação ?mês mais curto + queda no preço médio" fez com que as exportações de carnes fechassem o primeiro semestre do ano com todos os resultados negativos em relação ao mês anterior


Publicado em: 02/07/2013 às 12:30hs

Carnes: desempenho de junho é marcado por reflexos negativos

Como junho teve um dia útil a menos do que maio, o primeiro reflexo recaiu sobre o volume embarcado, que caiu generalizadamente para as três carnes, fazendo com que os embarques totais recuassem quase 7%.

Também generalizada foi a queda do preço médio, sobretudo das carnes suína e de frango. Embora negativo, o preço médio da carne bovina ficou muito próximo do registrado no mês de maio. Mesmo assim, o efeito principal foi uma receita cambial global perto de 10% menor que a do mês anterior.

Comparativamente a junho de 2012 (mês também de 20 dias úteis, como junho passado) o volume total exportado aumentou 2,8%. Mas foi um aumento baseado, essencialmente, na carne bovina, cujo volume aumentou mais de 18%.

Já no tocante ao preço médio, só a carne de frango registrou valorização. E bastante significativa, já que o incremento anual ficou em, praticamente, 16%.

O corolário de tudo foi um aumento de pouco mais de 12% na receita cambial das carnes, desempenho que também resultou da combinação de dois fatores distintos – de um lado, do aumento nos embarques de carne bovina; do outro, da melhora de preço da carne de frango.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias