Brasil

Brasil registra superávit no comércio exterior e aumento nas importações

No primeiro trimestre de 2024, o Brasil apresentou um saldo positivo de US$ 19,08 bilhões em sua balança comercial, representando um crescimento de 22,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior


Publicado em: 22/04/2024 às 16:30hs

Brasil registra superávit no comércio exterior e aumento nas importações

Segundo Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, empresa especializada em tecnologia para o comércio exterior, o país registrou um discreto aumento de 6,5% na quantidade de produtos importados, totalizando 40.380.970.084 quilos.

Variação nos Preços e Principais Produtos Importados

Apesar do aumento na quantidade importada, o preço médio dos produtos importados teve uma leve queda de 4% em comparação com o ano de 2023. O valor FOB importado no primeiro trimestre de 2024 alcançou US$ 59,2 bilhões, também registrando uma leve redução de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante este período, os principais produtos importados pelo Brasil incluíram gasóleo (óleo diesel), óleos brutos de petróleo, outros cloretos de potássio, naftas para petroquímica e hulha betuminosa, representando uma parcela significativa das importações.

Setores em Destaque e Países Fornecedores

Houve uma queda de 16% no valor FOB importado no setor de fabricação de produtos químicos, enquanto os segmentos de eletrônicos e máquinas e equipamentos registraram crescimento de 1,2% e 9%, respectivamente. Em termos de países fornecedores, China, Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Rússia se destacaram como os principais exportadores para o Brasil em valor FOB, representando uma parte substancial das importações do país.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias