Brasil

BANCO CENTRAL: Prévia do PIB indica avanço de 0,22% em abril

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), criado pela autoridade monetária para antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB), indica que o nível de atividade econômica do país subiu 0,22% em abril na comparação com o mês anterior, nos dados dessazonalizados


Publicado em: 18/06/2012 às 11:00hs

BANCO CENTRAL: Prévia do PIB indica avanço de 0,22% em abril

Sem ajuste sazonal, o IBC-Br teve queda de 3,1% em abril ante março, informou o BC nesta sexta-feira (15/06). O percentual ajustado ficou ligeiramente abaixo da média de 0,24% apurada pelo Valor Data entre 10 analistas. O intervalo das projeções variou entre queda de 0,1% e alta de 0,4%.

IBC-Br - Junto com a divulgação dos dados de abril, o Banco Central revisou as leituras do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), com ajustes sazonais, nos três primeiros meses do ano. No caso de janeiro, o IBC-Br foi revisado para queda de 0,38%, contra recuo de 0,25%, dado que já tinha sido revisado no mês passado. O índice de fevereiro, que mostrava queda de 0,38%, foi revisado para alta de 0,55%. O indicador de março agora aponta retração de 0,60%, ante 0,35% previstos anteriormente.

 Quadrimestre  - No primeiro quadrimestre de 2012, o IBC-Br registrou expansão de 0,78% na versão sem ajustes, ante o mesmo período do ano passado.

 A  b  ril  - Já na comparação de abril com o mesmo mês de 2011, o índice apresentou queda de 0,02% nos números sem ajustes. Nos dados dessazonalizados, que levam em conta fatores inerentes historicamente a cada período, o indicador teve alta de 0,06%. O dado referente ao período de doze meses encerrados em abril de 2012 aponta crescimento de 1,65%, na série sem ajustes, e alta de 1,55%, nos dados dessazonalizados.

 Metodologias  - O índice do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como  bons indicadores para o desempenho dos setores da economia – agropecuária, indústria e serviços – acrescida dos impostos sobre produtos. Já o PIB do IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período. Há duas semanas, o IBGE informou que o PIB do primeiro trimestre cresceu 0,2%, feitos os ajustes sazonais, ante os últimos três meses de 2011.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

◄ Leia outras notícias