Brasil

Aves respondem por mais da metade da receita cambial das quatro principais carnes

Relatório do Ministério da Agricultura mostra que nos primeiros três meses de 2012 as exportações brasileiras das carnes bovina, suína, de frango e de peru geraram receita cambial de US$3,285 bilhões, com aumento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2011


Publicado em: 11/04/2012 às 14:40hs

Aves respondem por mais da metade da receita cambial das quatro principais carnes

Desse total, mais da metade (ou 53,33%) teve como origem as carnes avícolas – de frango e de peru. A carne de frango respondeu por 49,83% da receita cambial das quatro carnes. Já a carne de peru foi responsável por 3,50%.

Apresentando, sem dúvida, pequena participação no bolo, a carne de peru foi, no entanto, a que apresentou maior aumento de receita em relação a idêntico período de 2011. Teve um incremento de 33,7%, contra uma expansão de 1,8% na receita cambial do frango e de 1% na de carne suína. A receita cambial da carne bovina recuou quase meio por cento.

Ressalve-se que, embora próximos da realidade, os dados compilados pelo MAPA são apenas parciais. É que o órgão ainda não incluiu nos números mensais da carne de frango o produto salgado. E isto considerado, a participação da carne de frango na receita cambial das quatro carnes é superior a 50%.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias