Brasil

Agronegócio lidera exportações do Brasil para a Liga Árabe

José Roberto Barros prevê também que as taxas de juros internacionais continuarão baixas e que o dólar deverá se valorizar, favorecendo o agronegócio


Publicado em: 11/04/2013 às 15:20hs

Agronegócio lidera exportações do Brasil para a Liga Árabe

O economista José Roberto Mendonça de Barros destacou o protagonismo do agronegócio brasileiro em palestra realizada nesta terça-feira (9/4) na Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Barros, que já ocupou cargos nos setores público e privado e foi professor da Universidade de São Paulo (USP), frisou que a participação do setor nas exportações de 2012 aos países da Liga Árabe (grupo de 20 países, entre eles Líbano, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Marrocos) chegou a 73%, quase três quartos do total das negociações. Os responsáveis pelo desempenho foram commodities, insumos e maquinário agrícola.

O economista acredita que a demanda externa por produtos brasileiros, principalmente os do agronegócio, vai permanecer alta. Prevê também que as taxas de juros internacionais continuarão baixas e que o dólar deverá se valorizar. “O cenário para o segmento no mercado externo é, inclusive, melhor do que o interno. O País tem grandes vantagens, entre elas a situação de pleno emprego que vive”, diz.

Além do agronegócio, outros setores que têm boas perspectivas de avanço no País são os de comércio, serviços, bens de consumo e construção civil. “São áreas recomendadas aos investidores estrangeiros, inclusive aos árabes”, acrescentou Barros.

Segundo ele, o que falta para o Brasil ter um crescimento mais vigoroso e sustentável é aumentar a taxa de investimentos. “O problema central é retomar os investimentos de forma consistente”, afirmou. O economista defende que, principalmente na área de infraestrutura, “o investimento público patina e o privado anda tímido”, portanto a saída, em sua opinião, são as concessões. “Se o País continuar a derrapar nisso, vai continuar a derrapar no crescimento”, declarou.

Fonte: Globo Rural On-Line

◄ Leia outras notícias