Turismo Rural

Turismo de aventura e gastronômico atraem visitantes para Anchieta

Rotas dos cânios com belíssimas cachoeiras, grutas e trilhas; voo de balão e parapente e a rota “Encantos e Sabores” da Associação Anchietense de Turismo (ANCHIETUR) são alguns dos atrativos turísticos do município de Anchieta, no extremo oeste catarinense


Publicado em: 20/03/2020 às 09:20hs

Turismo de aventura e gastronômico atraem visitantes para Anchieta

Os visitantes também podem conhecer as maravilhas apresentadas na Expo Anchieta, na Festa das Sementes Crioulas e na Exposição Anual de Orquídeas. Essas ações de fomento do segmento e de fortalecimento das empresas locais são realizadas pelo poder público em parceria com o Sebrae/SC, a Epagri e outras entidades.

“Acreditamos que nossa região tem grande potencial para receber os turistas e conquistá-los com os atrativos consolidados e as belezas naturais, por isso apoiamos e motivamos iniciativas que promovam condições e conhecimentos para o crescimento do turismo e para instigar o interesse de investidores da iniciativa privada. O que precisamos é edificar empreendimentos que promovam qualidade de vida e experiências únicas aos visitantes”, argumenta o prefeito de Anchieta, Ivan José Canci, ao complementar que o município também tem carência em estrutura para eventos, na sinalização turística e no paisagismo.

Para o prefeito o turismo é essencial para desenvolver a economia da região e para integrar as atividades econômicas existentes seja no campo da agroindústria, da indústria e do comércio em uma nova atividade que passa pela cultura, pela história e pela natureza. “Investir no turismo é uma oportunidade de desenvolver de forma equilibrada e sustentável os municípios. Contudo, isso se concretizará se os munícipes compreenderem isso e dirigirem seu olhar para além do que sempre foi feito e esse é o desafio”, enfatizou.

AÇÕES

Para desenvolver o setor foi criado o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e fundada a Associação Anchietense de Turismo (ANCHIETUR) composta por: Ar Livre Ecoturismo, Cervejaria Birrifício Frisando, Restaurante Bombocado, Restaurante Central, Orquidário da Rosa, E-Atelier, Sítio di Amici, Mirante Vale do Sol, Sítio Vidoria e Sítio Vale Vêneto que estão recebendo turistas, entre outras empresas associadas que estão adequando seus empreendimentos para receber turistas.

Segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Traute Limberger, foram promovidas palestras (turismo rural, acolhida na colônia e turismo integrado e sustentável) e oficina de qualidade no atendimento. Além disso, foi elaborado o projeto “Floração Anchieta mais bonita e boa de viver” e visitas de sensibilização para integrar novos interessados em exercer essa atividade econômica no município, que tem uma população de 5.638 habitantes e sua etnia predominante é o italiano.

O prefeito relatou que a atividade turística em Anchieta iniciou há 20 anos, porém se intensificou há quatro. “Nesse processo o Sebrae/SC foi fundamental para trazer conhecimentos sobre estratégias de planejamento, de apoio ao município e da integração regional. A instituição tem sido nossa mola propulsora do turismo na região, principalmente por sua expertise e pelo compromisso com o desenvolvimento territorial”, enfatizou Canci.

“Os municípios do extremo oeste catarinense estão se preparando para receber o novo público de turistas, extremamente exigente e com muitas expectativas, que está disposto a consumir novidades e ter experiências diferenciadas enquanto aproveita a vida”, enalteceu o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste Udo Martin Trennepohl.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias