Turismo Rural

TURISMO: Concorrentes se unem para crescer

Um parque de aventuras em Prudentópolis, uma empresa de rafting no interior de São Paulo, uma pousada no litoral de Santa Catarina e uma locadora de veículos em Curitiba


Publicado em: 21/11/2012 às 12:50hs

TURISMO: Concorrentes se unem para crescer

As quatro empresas têm muito mais em comum do que a atuação no mercado de turismo. Todas fazem parte de redes empresariais, organizadas de forma que seus associados possam trabalhar em conjunto para a promoção de suas atividades.

Associativismo - “O associativismo é uma estratégia de crescimento que remonta a Roma antiga e pode ser aplicada aos negócios. Juntos, os empresários ganham mais força para barganhar preços com fornecedores, propor políticas públicas e melhorar as próprias condições de crescimento”, explica a gestora de projetos de turismo da Regional Centro-Sul do Sebrae, Nádia Terumi Joboji.

Modelo - O modelo de união é determinado a partir da avaliação do perfil dos empresários envolvidos, seus objetivos, características das empresas, potencialidades da região e maturidade do grupo. “O Sebrae ajuda nesse diagnóstico e pode orientar quanto à melhor formação, por meio de suas consultorias”, diz Nádia. As mais comuns são as associações comerciais, estabelecidas como ONGs ou Oscips, como a Pousadas do Rosa Associadas (Proa), criada há 15 anos no litoral de Santa Catarina.

Início - A Proa começou com sete empresários, que se reuniram para discutir com a prefeitura do município as melhorias necessárias para os acessos às praias e a coleta de lixo, além de outras obras estruturantes, como iluminação pública. Também liderou campanhas como a da vacinação e castração de cães de rua. “São ações que refletem no aumento do fluxo de visitantes e beneficiam a todos. A ideia é se juntar para crescer”, diz a vice-presidente, Jaqueline Biazus, da pousada Quinta do Bucanero. A Proa atua junto com o núcleo de turismo da Associação Comercial de Imbituba. No último ano, chegou a 50 associados.

Micro e pequenos - Empresários de turismo, em especial os micro e pequenos investidores, que respondem por 90% do trade, também podem participar de conselhos municipais, que associam representantes do poder público e entidades ligadas ao setor. Estabelecidos juridicamente, os conselhos têm caráter consultivo e deliberativo, e definem estratégias de divulgação do destino, bem como políticas de mercado local.

Interior de São Paulo - Em Socorro, no interior de São Paulo, a ação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi fundamental para alavancar a economia da cidade de 37 mil habitantes. Formado por 23 representações turísticas locais, o Comtur concentra as decisões e iniciativas para promoção dos produtos turísticos e estabelece estratégias de desenvolvimento dos segmentos, como a política da acessibilidade para esportes de aventura, em que o município conquistou o título de referência nacional.

 Cooperativas vendem a comida, o passeio e a acomodação  - Cooperativas e bureau também são modelos de rede empresarial. Na cooperati­va, os participantes formam uma empresa de propriedade coletiva, com a possibilidade de distribuição de lucros. A Cooptur, Cooperativa Paranaense de Turismo, foi criada em 2005 e reúne 80 empresas de Carambeí, Witmarsum, Castrolanda, Arapoti, Entre Rios e Prudentópolis, onde está instalado o parque Ninho do Corvo.

 Produtos turísticos  - Além de negociar melhores preços nas compras de insumos, a Cooptur atua como operador, com a formatação de produtos turísticos a partir dos serviços oferecidos pelos cooperados. “Os pequenos não se vendem sozinhos. Dessa forma, conseguimos neutralizar a sazonalidade em alguns serviços, negociando preços melhores para o usuário final. Começamos atuando no mercado corporativo entre as cooperativas que já existem. Agora, nosso foco é o turismo de lazer”, explica Márcio Canto de Miranda, vice-presidente da Cooptur.

 Mecanismo semelhante  - No bureau, o mecanismo é semelhante: a entidade reúne associações ligadas ao setor de turismo e divulga o destino turístico em feiras especializadas. O objetivo é trabalhar pela atração de visitantes e a organização da cadeia turística para realização de eventos. Empresas também podem ser mantenedoras do bureau.

Fonte: Gazeta do Povo

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