Turismo Rural

SENAR MINAS oferece programa de fortalecimento da atividade turística

O programa do SENAR MINAS de Qualificação de Agente de Turismo Rural tem a proposta de ampliar a visão de gestão da atividade turística a fim de fortalecer o turismo no meio rural


Publicado em: 25/09/2013 às 07:50hs

SENAR MINAS oferece programa de fortalecimento da atividade turística

O programa foi apresentado em Viçosa para representantes do Sebrae, do Circuito Turístico Serras de Minas, da Associação dos Produtores de Hortaliças, Frutas, Flores e Plantas Ornamentais de Teixeiras e Região (ASPLAN) e da Prefeitura de Teixeiras, em reunião realizada na última semana. Participaram da reunião o superintendente Antônio do Carmo Neves, a gerente Silvana Novais e a analista Sônia Rodrigues.

A analista explica que o programa tem o intuito de formar pessoas que possam catalisar o negócio turístico em sua região. Entre as etapas do trabalho estão a identificação de potencialidades turísticas, articulação com agentes de turismo locais, elaboração de plano de roteiros, planos de negócio para hospedagem e alimentação na área rural e planejamento de eventos turísticos. O curso tem duração de 256 horas divididas em sete módulos. A turma piloto desse programa começa a ser capacitada em outubro em Uberaba.

Em Viçosa, a proposta foi apresentada motivada inicialmente pelo interesse de grupos da região em implantar o projeto “Caminhos do Campo: Geração de Renda e Sustentabilidade para o Município de Teixeiras”, ideliazado pela ASPLAN. O empreendimento consiste em implantar um roteiro para o Agroturismo a fim de gerar renda no meio rural e promover o contato de turistas com o cotidiano das propriedades agrícolas de Teixeiras. O SENAR MINAS é um parceiro do projeto e irá capacitar os produtores rurais nas áreas de Turismo Rural e Higienização na Alimentação, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. O presidente da ASPLAN, Jershon Ayres, explica que o programa é o impulso inicial para que o projeto possa se concretizar a médio prazo. “O programa é fantástico. O curso do SENAR é essencial para treinar as pessoas da comunidade para transmitir aos turistas a riqueza rural da região”, destaca.

Na reunião, no entanto, surgiu a proposta de ampliar o programa para outros 18 municípios, além de Teixeiras, são eles: Acaiaca, Alvinópolis, Araponga, Barra Longa, Cajuri, Canaã, Coimbra, Dom Silvério, Guaraciaba, Guiricema, Paula Cândido, Rio Doce, Rio Pomba, São Geraldo, São Miguel do Anta, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco. Esses municípios integram o Circuito Serras de Minas, que também está abraçando o programa do SENAR MINAS. O Circuito visa promover o desenvolvimento do turismo sustentável através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional. Segundo o gestor Renato Cardoso, o programa do SENAR vai mitigar uma das grandes dificuldades, que é encontrar pessoas capacitadas na área dentro dos municípios. A previsão dele é que o programa tenha início ainda no final deste ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias