Publicado em: 28/05/2024 às 18:40hs
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o turismo brasileiro arrecadou R$ 189,4 bilhões em 2023. Isso representa um crescimento de 7,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Dentre os diferentes tipos de turismo existentes que contribuíram para esse número, o rural tem destaque.
Mesmo ganhando popularidade nos últimos anos, o turismo rural ainda é desconhecido por grande parte dos brasileiros. Portanto, este artigo pretende explicar o que é essa nova forma de viagem.
O turismo rural é um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural. Elas são envolvidas diretamente com a produção agropecuária, o que agrega valor a produtos e serviços oferecidos, como forma de resgatar e promover o patrimônio cultural e natural da comunidade onde ele é feito. Essa definição é proporcionada pelo Ministério da Cultura.
Aqui também é importante frisar que as práticas agrícolas não precisam estar necessariamente presentes para ele ser um turismo rural. Isso pode ser apresentado através de práticas sociais e de trabalho, costumes e tradições, arquitetura, artesanato, ou até mesmo estilo de vida local.
Isso é importante de ser dito, pois existe muita confusão no que tange ao tipo de turismo direcionado para as práticas de agricultura somente. Esse tipo de turismo é focado principalmente na agricultura familiar e é conhecido como agroturismo, que não tem nada a ver com turismo rural.
Portanto, é correto dizer que o turismo rural é uma mistura da experiência urbana com a cultura rural, para gerar um novo tipo de experiência. Além disso, ela também acaba contribuindo com a entrada de renda para parte da população rural.
Como esse tipo de turismo engloba praticamente tudo o que pode ser dito como cultura rural, é possível classificar esse tipo de experiência em duas classes distintas: turismo rural tradicional e turismo rural contemporâneo.
Esse tipo de experiência é voltado mais para o aspecto contemplativo do turismo, e até mesmo um viés mais educacional. Ele é constituído por visitas em fazendas históricas, bastante comuns no interior paulista, principalmente para quem compra passagens de ônibus para Catanduva, já que a cidade tem uma fazenda de importância histórica para o estado de São Paulo.
Além desse tipo de passeio, o turismo rural tradicional também pode ser caracterizado por atividades que tenham a ver com a imigração europeia para o Brasil, em que é possível ver traços bastante interessantes dessa etapa histórica.
Já esse tipo de turismo rural é específico para quem gosta de uma boa aventura e contato com a natureza. Através de trilhas, arvorismo e mais uma série de atividades radicais, esse tipo de passeio é ideal para quem busca novas experiências, contanto que elas tenham adrenalina.
Porém, nem sempre de aventura vive um ser humano. Pousadas rurais, hotéis-fazenda e SPAs especializados também são características deste tipo de passeio, já que ele une o desejo de contato com a natureza com o conforto que o urbano traz para quem vive nele.
Como programa de férias, o turismo rural é ótimo para ter novas experiências e sair da rotina. Segundo pesquisas, o contato com a natureza também pode reduzir a ansiedade e depressão, doenças tão comuns atualmente. Fora que todas as atividades diferentes enriquecem o seu repertório de vida e ampliam a sua visão de mundo.
Além disso, esse contato com a natureza pode servir de conscientização para muitas pessoas darem a devida importância às políticas de sustentabilidade, e até mesmo se engajarem em pautas deste tipo.
Já na economia o turismo rural gera arrecadação de quantias para a manutenção de terrenos, e até mesmo a geração de oportunidades para a população local, que nem sempre estão atreladas necessariamente à agricultura. Isso gira a economia da região e possibilita o crescimento econômico.
Fonte: Conversion + Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias