Turismo Rural

Projeto busca integrar Serras Catarinense e Gaúcha

O ministro do Turismo Gastão Vieira anunciou hoje (6/3) projeto de integração turística das Serras Catarinense e Gaúcha


Publicado em: 07/03/2013 às 09:00hs

Projeto busca integrar Serras Catarinense e Gaúcha

O anúncio foi feito durante audiência com parlamentares da Corrente de Afirmação Democrática, da qual o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) é membro.

O objetivo do projeto é criar um caminho de turismo que ligue Gramado (RS) a São Joaquim (SC), promovendo a integração dos Estados com o principal “produto” do turismo, o frio. “Isso será muito bom para ambos os Estados. Além de divulgá-los a integração trará ganho econômico”, disse Colatto.

O estudo deverá custar cerca de U$ 500 mil e deverá conter informações referentes aos investimentos necessários para que a integração aconteça, dentre eles valores investidos em obras de infraestrutura e marketing.

Durante audiência os parlamentares assistiram em primeira mão a apresentação de um sistema pioneiro no governo federal, que permite transparência na gestão dos recursos federais. Amanhã (7/3), às 10 horas, o Ministério do Turismo (MTur) libera acesso ao Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor).

Segundo dados do MTur o programa foi desenvolvido por servidores da Secretaria Executiva do Ministério em 2011, inicialmente para obter um controle mais sistêmico das obras realizadas. Depois de amplamente testada internamente, a ferramenta agora é disponibilizada para o público. Entre os objetivos, facilitar a comunicação do Ministério com os governos estaduais e municipais, executores do investimento.

Conforme Colatto, o sistema irá desburocratizar o processo de consulta tornando-o mais prático e ágil, uma vez que será disponibilizado quanto foi liberado pela pasta, quanto a empreiteira contratada já recebeu, o percentual executado da obra e se houve ou não prestação de contas.

Fonte: Assessoria de Imprensa ? Deputado Federal Valdir Colatto

◄ Leia outras notícias