Turismo Rural

Profissionalização é a chave para o desenvolvimento do Turismo Rural

Diante do estresse das grandes cidades, muitos turistas estão escolhendo a tranquilidade do campo para descansar e renovar as energias


Publicado em: 28/08/2012 às 08:40hs

Profissionalização é a chave para o desenvolvimento do Turismo Rural

De olho neste nincho, os produtores rurais preparam-se para receber os visitantes em suas propriedades, identificando os atrativos das fazendas e realizando algumas intervenções. Os sindicatos dos produtores rurais dos municípios e o SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ajudam neste processo de profissionalização da atividade, através da realização de cursos gratuitos.

Segundo a turismóloga e instrutora credenciada pelo SENAR, Fernanda Silva, na Zona da Mata mineira e Campo das Vertentes, há um potencial grande para a exploração da atividade, já que existem muitas propriedades de agricultura conservadas, com história da família, engenhos, moinhos, pomar, hortas, trilhas, lagos, charretes, entre outros elementos. “O homem do campo precisa se profissionalizar, adequar alguns espaços e ‘abrir a porteira’ para receber os turistas, que chegarão através da comercialização dos roteiros.”

Para ela, a vantagem de investir no turismo rural é o incremento na renda, a valorização da cultura, a fixação dos jovens no campo e a melhoria na qualidade das atividades tradicionais. Entretanto, o negócio pode provocar problemas, como lixo, especulação imobiliária e degradação ambiental, dependendo do fluxo de turista. “Para driblar essas adversidades, é preciso estabelecer políticas e planejar a atividade, evitando os impactos negativos”, alerta.

O curso

O curso com foco no turismo rural, oferecido pelos sindicatos dos produtores rurais dos municípios e entidades cooperadas, em parceria com o SENAR MINAS, tem como objetivo capacitar a mão de obra e identificar o recurso turístico, composto de bens culturais, como casos e história, gastronomia, festivais e cavalgadas, os bens naturais e as atividades produtivas e lazer diferenciado ligado às lidas rurais (agroindústria, negocio verde, pesqueiros e alambiques). É feito também a análise turística de propriedades rurais, planejamento e gerenciamento de empreendimento, além da formação de produtos capacitados de turismo para criação dos roteiros e comercialização dos mesmos.

“Os participantes identificam oportunidades e elaboram estratégias que visam à consolidação do conceito de turismo rural, benefícios e problemas da atividade turística no meio rural. Também aprendem a atuar de maneira inovadora e a avaliar criticamente padrões e práticas vigentes. O curso é o reconhecimento da ruralidade como elemento constitutivo do produto turístico, novidade e em crescimento no Brasil.”

Programação

Entre os dias 6 e 9 de setembro, Senhora dos Remédios recebe o curso “Turismo Rural”. Ao todo, participam 12 produtores e trabalhadores rurais.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas

◄ Leia outras notícias