Turismo Rural

DE 1º A 4 DE SETEMBRO: Municípios do oeste de SC participam de feira nacional de turismo

Ruraltur inova com realização 100% digital


Publicado em: 01/09/2020 às 08:20hs

DE 1º A 4 DE SETEMBRO: Municípios do oeste de SC participam de feira nacional de turismo

Para divulgar os destinos turísticos, as belezas e os encantos naturais locais, os produtos típicos regionais e prospectar visitantes, 11 municípios da região oeste catarinense participarão no período de 1º a 4 de setembro deste ano, das 8h às 24 horas, da 16ª edição da Feira de Turismo Rural (Ruraltur), organizada pelo Sebrae Paraíba. A iniciativa 100% digital é voltada para empresas, produtores rurais e artesãos que atuam em atividades econômicas vinculadas ao turismo rural, trade turístico, gestores públicos, imprensa, pesquisadores, professores e universitários.

Representarão a região mais de 70 empresas e produtores rurais dos municípios de Abelardo Luz, Arabutã, Arvoredo, Chapecó, Coronel Freitas, Itapiranga, Ipuaçu, Lindóia do Sul, Quilombo, São Carlos, São Domingos, São João do Oeste e Xanxerê. Os expositores apresentarão roteiros e produtos, entre eles: artesanatos, chás, cuias, cachaças, vinhos, cervejas, agroindustriais, geleias, hotéis e museus.

Outros destaques da região são a apresentação cultural do Filó de Lindóia do Sul e a palestra sobre “Competitividade no meio rural” com a consultora credenciada ao Sebrae/SC Silvia Nowalski, na quarta-feira (2), às 16 horas, durante o Encontro de Experiências do Turismo Rural. 

“A Ruraltur é um evento referência do setor e uma oportunidade ímpar para divulgarmos nacionalmente as potencialidades regionais, os produtos típicos e nossos atrativos. Convidamos a todos da região oeste para visitar essa feira virtual e incentivar esse segmento tão importante para o desenvolvimento econômico territorial”, ressalta a analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf. 

FEIRA

O evento apresenta como conceito uma forma de gerar oportunidades de negócios para os expositores e potenciais compradores com troca de experiências e capacitação por meio digital. A proposta visa despertar o interesse de investidores para o meio rural, valorizando a história, a cultura e a tradição do lugar. A estimativa é de ter 10 mil acessos durante a feira. O credenciado gratuito deve ser feito pelo site.

Com a temática “A inteligência do turismo rural” esta edição conta com a parceria das unidades Sebrae de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande no Norte, Santa Catarina e Sergipe. Por meio das mais de 200 lojas virtuais confirmadas no marketplace do evento os visitantes poderão conhecer informações sobre os municípios turísticos e adquirir produtos pela plataforma.

Para esta edição estão programadas 57 palestras, 15 visitas técnicas virtuais, cinco apresentações culturais, quatro rodadas de negócios diárias, além de encontros de experiência do turismo rural, mesas redondas, capacitações e conferências. Estão confirmados palestrantes da Argentina, Brasil, Cabo Verde, Holanda, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai, que abordarão o novo cenário dos destinos, tendências, realidades, políticas públicas, negócios, marketing, inovação e tecnologia.

Em paralelo ocorrem: a Conferência Intercontinental de Turismo Rural (II CINTURR) realizada em parceria com o Instituto do Turismo Rural do Brasil; o Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza; o Encontro de Vivências e Experiências de Turismo Rural; e o Encontro de Estudantes de Turismo.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias